São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Site do Sisu melhora, mas vazamentos continuam

Alunos voltaram a acessar dados de colegas; MEC culpa troca de aparelho

Para especialista em tecnologia, falhas poderiam ter sido evitadas; inscrições chegaram a 1 milhão

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO


Depois das falhas dos últimos dias, ontem foi mais fácil acessar o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Apesar da lentidão, candidatos conseguiram se inscrever no sistema do MEC.
O site, contudo, voltou a ter problemas e permitiu que candidatos acessassem os dados de concorrentes.
O problema, afirma o ministério, começou às 6h e durou quatro minutos. Segundo a pasta, a causa foi a troca de um equipamento para dar mais agilidade ao sistema, que seleciona alunos para universidades públicas e institutos tecnológicos.
A diretoria de Tecnologia da Informação do ministério garantiu que, apesar do problema, os alunos não conseguiam mudar a opção de curso feita pelos outros. Candidatos relataram o contrário.
Thiago Graça, 26, diz que descobriu por e-mail que seus dados tinham vazado. Um candidato da Paraíba escreveu avisando que, sem querer, tinha visto suas informações. Para provar, conta Thiago, o remetente copiou todos os dados acessados.
Thiago afirma que descobriu também que sua escolha havia sido alterada. Ele conseguiu corrigir a opção.

INSTABILIDADE
O MEC atribuiu a instabilidade do sistema, que provocou falhas de acesso desde o final de semana, à procura elevada. Segundo especialistas, porém, era possível ter evitado os problemas.
Em casos semelhantes, como vendas de ingresso, nem sempre é possível estimar a demanda com muita precisão, afirma Antonio Graeff, diretor de tecnologia de uma empresa de soluções móveis.
"Mas no caso do Sisu, se sabia exatamente o número de estudantes."
Graeff explica que, quando um sistema enfrenta problemas, é comum desativar funcionalidades não essenciais para mantê-lo no ar, o que pode explicar a falha que permitiu aos alunos ver dados de concorrentes no site.
Até as 19h20, houve 1 milhão de inscrições.
(ANGELA PINHO, PATRÍCIA GOMES e RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Foco: Andar na corda bamba vira moda nas praias cariocas
Próximo Texto: Reitora da Unirio assume Inep e defende Enem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.