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Sensor abre semáforo para ônibus em Curitiba
A estimativa é encurtar o tempo de viagem em até 50% e estimular a troca do carro pelo transporte público
DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA
Um sistema informatizado
vai garantir sinal verde permanente para ônibus do transporte coletivo em semáforos de 45
cruzamentos de Curitiba. A estimativa é encurtar o tempo de
viagem em até 50% e estimular
a troca do carro pelo ônibus.
O projeto funcionará a partir
de julho deste ano nas linhas
Verde (que ainda será implantada) e Boqueirão, que transportarão juntas cerca de 150
mil pessoas por dia -8% do total de usuários da cidade.
"Precisamos recuperar a
competitividade do transporte
coletivo como meio de deslocamento das pessoas", afirmou
Paulo Afonso Schmidt, presidente da Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte
coletivo em Curitiba).
O sistema funciona da seguinte maneira: um sensor instalado no pára-brisa do ônibus,
alimentado por bateria própria,
com duração de dez anos, emite
sinais eletromagnéticos para
antenas instaladas ao longo da
via. A antena retransmite o comando de troca ou manutenção do sinal verde para uma
CPU acoplada ao semáforo.
A idéia é inspirada em sistemas como o Sem Parar, que dão
passagem automática em praças de pedágio e estacionamentos a clientes que compram bilhetes eletrônicos.
O sensor do ônibus será acionado a pelo menos cem metros
de cada cruzamento, distância
considerada segura para a transição entre os sinais vermelho,
amarelo e verde.
De acordo com a Urbs, o sistema também poderá funcionar de forma inversa. "Se o ônibus estiver com o horário
adiantado, o sistema, com base
na tabela de horários que terá
na memória, dará prioridade
para o trânsito da via transversal", disse a gestora de Operação do Trânsito da Urbs, Guacira Civolani. O investimento no
sistema é de R$ 5,5 milhões em
equipamentos.
A liberação de sinais já existe
em Curitiba, mas em um sistema mais simples, para veículos
que passam pela via exclusiva
de circulação de ônibus da avenida Sete de Setembro.
O sistema funciona por meio
de sensores instalados no chão.
Assim que ônibus ou outros
veículos autorizados a transitar
pelas vias exclusivas (como carros de polícia e ambulâncias)
passam sobre os sensores, o sinal adiante fica verde.
Mais controle
"Com o novo sistema, podemos ter um controle melhor
para identificar quais os veículos, no caso os ônibus, que terão
sempre sinal verde nos cruzamentos", disse Civolani.
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