São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

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Pacote de trânsito prioriza os corredores de ônibus

Cruzamento da Rebouças e Faria Lima terá 2º ponto de embarque, ao lado do atual

Ações incluem a divulgação de 175 rotas alternativas e restrições à operação de carga e descarga para tentar reduzir os congestionamentos

ALENCAR IZIDORO
CÁTIA SEABRA
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão Gilberto Kassab (DEM) finalizava ontem um pacote de intervenções com a justificativa de melhorar a mobilidade e frear a piora do trânsito em São Paulo e que embutiu como uma de suas prioridades a eliminação de "gargalos" nos corredores de ônibus.
Entre os pontos que serão divulgados hoje também estão uma lista com 175 rotas alternativas para orientar os motoristas e de vias que terão restrição ao estacionamento de veículos e às operações de carga e descarga dos caminhões -incluindo trechos da rua Vergueiro (no dia inteiro), das avenidas Cupecê (das 16h às 20h), M'Boi Mirim e Yervant Kissajikian.
A série de medidas abrange ações imediatas em 19 trechos para aumentar a fluidez do transporte coletivo e que vão de ajustes no tempo dos semáforos ao remanejamento dos pontos de parada, além da reforma do pavimento de sete dos nove corredores de ônibus e a instalação de "tachões" (obstáculos) no asfalto para conter a invasão, pelos automóveis, das pistas exclusivas. Somente na M'Boi Mirim haverá 3,5 km com "tachões".
Uma das mudanças significativas será na proximidade da rua da Consolação com a av. Ipiranga, para evitar que os ônibus atravessem as faixas da via de um lado ao outro. Haverá modificações ainda nos acessos aos terminais Bandeira, no centro, e Varginha, na zona sul.
Parte das principais intervenções deve ser concluída só em junho, mas uma já deve entrar em vigor na próxima segunda-feira, na rua Clélia, onde será efetivada a implantação da faixa de ônibus à esquerda -e que havia sido testada com cones no final do ano passado.
Porém a obra considerada mais estratégica pela cúpula da SPTrans (empresa municipal que cuida do setor) e que foi acertada nos últimos dias não será realizada de imediato.
Ela deve ser iniciada nos próximos meses no cruzamento das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima. Para evitar que os ônibus se enfileirem no corredor da Rebouças, a SPTrans criará um segundo ponto de embarque ao lado do atual -dois coletivos por vez poderão recolher passageiros.
O discurso dos técnicos da prefeitura é que essas intervenções também devem ajudar na melhoria do trânsito: primeiro porque favorecem quem quer deixar seu carro na garagem para optar pelo transporte coletivo; segundo porque evitam a saída de ônibus das faixas exclusivas e as interdições de cruzamentos, por exemplo.
Eles dizem que parte das medidas foi resultado de estudos feitos nos últimos meses. Mas algumas das ações já tinham sido iniciadas ou prometidas anteriormente. A decisão de divulgá-las em formato de pacote neste ano de eleições visaria tentar mostrar que a gestão Kassab não está parada diante dos seguidos recordes de lentidão na cidade de São Paulo.
O pacote da prefeitura envolverá a recomendação de 175 trajetos alternativos para que os motoristas saibam escapar dos mais movimentados corredores de trânsito e que serão disponibilizados na internet.
No caso da restrição ao estacionamento e às operações de carga e descarga dos caminhões, a medida só deve ser completada a partir de 15 de abril, já que será preciso sinalizar as vias e dar um tempo de tolerância aos motoristas.
Dentre os pontos que devem ter seu anúncio requentado estão a remoção de 167 lombadas ou valetas e a substituição de todos os semáforos eletromecânicos por eletrônicos (que funcionam com programações de tempo fixadas previamente) ou inteligentes (cuja programação varia de acordo com a demanda) em 2008 -promessa repetida ontem pelo prefeito.


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