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Pacote de trânsito prioriza os corredores de ônibus
Cruzamento da Rebouças e Faria Lima terá 2º ponto de embarque, ao lado do atual
Ações incluem a divulgação de 175 rotas alternativas e restrições à operação de carga e descarga para tentar reduzir os congestionamentos
ALENCAR IZIDORO
CÁTIA SEABRA
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) finalizava ontem um
pacote de intervenções com a
justificativa de melhorar a mobilidade e frear a piora do trânsito em São Paulo e que embutiu como uma de suas prioridades a eliminação de "gargalos"
nos corredores de ônibus.
Entre os pontos que serão divulgados hoje também estão
uma lista com 175 rotas alternativas para orientar os motoristas e de vias que terão restrição ao estacionamento de veículos e às operações de carga e
descarga dos caminhões -incluindo trechos da rua Vergueiro (no dia inteiro), das avenidas
Cupecê (das 16h às 20h), M'Boi
Mirim e Yervant Kissajikian.
A série de medidas abrange
ações imediatas em 19 trechos
para aumentar a fluidez do
transporte coletivo e que vão de
ajustes no tempo dos semáforos ao remanejamento dos
pontos de parada, além da reforma do pavimento de sete dos
nove corredores de ônibus e a
instalação de "tachões" (obstáculos) no asfalto para conter a
invasão, pelos automóveis, das
pistas exclusivas. Somente na
M'Boi Mirim haverá 3,5 km
com "tachões".
Uma das mudanças significativas será na proximidade da
rua da Consolação com a av.
Ipiranga, para evitar que os
ônibus atravessem as faixas da
via de um lado ao outro. Haverá
modificações ainda nos acessos
aos terminais Bandeira, no centro, e Varginha, na zona sul.
Parte das principais intervenções deve ser concluída só
em junho, mas uma já deve entrar em vigor na próxima segunda-feira, na rua Clélia, onde
será efetivada a implantação da
faixa de ônibus à esquerda -e
que havia sido testada com cones no final do ano passado.
Porém a obra considerada
mais estratégica pela cúpula da
SPTrans (empresa municipal
que cuida do setor) e que foi
acertada nos últimos dias não
será realizada de imediato.
Ela deve ser iniciada nos próximos meses no cruzamento
das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima. Para evitar
que os ônibus se enfileirem no
corredor da Rebouças, a
SPTrans criará um segundo
ponto de embarque ao lado do
atual -dois coletivos por vez
poderão recolher passageiros.
O discurso dos técnicos da
prefeitura é que essas intervenções também devem ajudar na
melhoria do trânsito: primeiro
porque favorecem quem quer
deixar seu carro na garagem para optar pelo transporte coletivo; segundo porque evitam a
saída de ônibus das faixas exclusivas e as interdições de cruzamentos, por exemplo.
Eles dizem que parte das medidas foi resultado de estudos
feitos nos últimos meses. Mas
algumas das ações já tinham sido iniciadas ou prometidas anteriormente. A decisão de divulgá-las em formato de pacote
neste ano de eleições visaria
tentar mostrar que a gestão
Kassab não está parada diante
dos seguidos recordes de lentidão na cidade de São Paulo.
O pacote da prefeitura envolverá a recomendação de 175
trajetos alternativos para que
os motoristas saibam escapar
dos mais movimentados corredores de trânsito e que serão
disponibilizados na internet.
No caso da restrição ao estacionamento e às operações de
carga e descarga dos caminhões, a medida só deve ser
completada a partir de 15 de
abril, já que será preciso sinalizar as vias e dar um tempo de
tolerância aos motoristas.
Dentre os pontos que devem
ter seu anúncio requentado estão a remoção de 167 lombadas
ou valetas e a substituição de
todos os semáforos eletromecânicos por eletrônicos (que
funcionam com programações
de tempo fixadas previamente)
ou inteligentes (cuja programação varia de acordo com a demanda) em 2008 -promessa
repetida ontem pelo prefeito.
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