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Kassab define 8 obras viárias para SP
Prefeitura lançou edital para projetos em grandes vias, que inclui um corredor para ligar a via Dutra à Anhangüera e à Bandeirantes
Não há prazo nem custo previsto para a realização
das obras, definidas como prioritárias; só a elaboração
dos projetos custará R$ 20 mi
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
Após mais de dois anos de estudos, o governo Gilberto Kassab (DEM) definiu oito obras
viárias que deverão ser priorizadas pela prefeitura. O objetivo é reduzir os congestionamentos em alguns dos principais corredores de São Paulo.
Ontem, a Emurb (Empresa
Municipal de Urbanização)
lançou editais para os projetos
das obras, todas em grandes
avenidas. Só para elaborar os
projetos, o gasto previsto é de
R$ 20 milhões. Já o custo e os
prazos de execução do pacote
serão definidos somente após a
elaboração dos projetos.
De acordo com o secretário
de Obras e presidente da
Emurb, Marcelo Cardinale
Branco, são, na maioria, obras
rápidas e de efeito mais imediato. "A cidade precisa desses pequenos ajustes nas ligações estruturais", diz.
A maior intervenção será a
implantação de um corredor na
zona norte de São Paulo, ligando a via Presidente Dutra à
Anhangüera e à Bandeirantes.
O corredor terá a mesma função que a avenida Marquês de
São Vicente, que permite o tráfego local na Lapa e na Barra
Funda e escoa parte do tráfego
que passa na marginal Tietê,
mas na outra margem do rio.
Os técnicos optaram por
priorizar também projetos de
menor porte, como túneis, viadutos e ligações entre ruas, e
não a abertura de avenidas (veja quadro nesta página).
O engenheiro Alberto Benedito Lima, pesquisador da Escola Politécnica da USP, disse,
sem conhecer de perto todos os
projetos, que são obras necessárias a curto prazo, mas não
resolvem o problema.
"É uma guerrilha em meio a
uma guerra. A solução para São
Paulo exige investimento maciço no metrô e a integração entre todos os sistemas de transporte", diz Lima, que integra a
ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres).
A prefeitura pretende também criar uma nova passagem
subterrânea no eixo da avenida
Tiradentes, na confluência com
a rua Ribeiro de Lima, ao lado
do parque da Luz, no centro.
Outra obra prevista é a criação de um acesso direto entre o
túnel Ayrton Senna, sob o parque Ibirapuera, e a avenida 23
de Maio, no sentido centro.
Hoje, o motorista que trafega
pelo túnel tem de acessar a 23
de Maio passando pela avenida
Sena Madureira e uma rua de
mão única, o que reduz a fluidez naquela região, pois o trajeto só permite baixa velocidade.
Ainda em direção à zona sul,
haverá mais uma ponte sobre o
rio Pinheiros e um ramal para a
avenida Lineu de Paula Machado a partir do túnel sob o rio Pinheiros, o que dará mais uma
opção para quem vai ao Morumbi e a bairros próximos.
O professor de arquitetura da
USP Nestor Goulart dos Reis
avalia que já deveriam ter sido
construídas mais pontes na
marginal Pinheiros. Além disso, as que existem têm acesso
complicado, o que obriga o motorista a reduzir muito a velocidade para entrar nas alças.
O pacote compreende ainda
dois novos viadutos na avenida
Santos Dumont sobre a avenida do Estado, bem próximo da
avenida Tiradentes, o que eliminará cruzamentos.
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