São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Primeiro bimestre foi mais violento que o mesmo período de 97
Roubos aumentam 41,5% na cidade de São Paulo em fevereiro

da Reportagem Local

O número de roubos na cidade de São Paulo aumentou 41,5% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
No último mês, a polícia registrou 7.167 roubos em São Paulo. Em fevereiro de 97, foram 5.066 casos. Na Grande São Paulo, o aumento foi de 38,6% -9.529 casos em fevereiro deste ano, contra 6.875 no mesmo mês em 97.
Além dos roubos, todos os outros índices de criminalidade -homicídios dolosos, furtos e furtos e roubos de veículos- foram maiores em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, tanto na capital quanto na Grande São Paulo.
Em relação aos furtos, o aumento foi de 31% na capital e 22,9% na Grande São Paulo. Os homicídios aumentaram 12,4% na Grande São Paulo e 0,8% na capital.
No caso de furtos e roubos de veículos, os números em fevereiro deste ano foram maiores 18% na capital e 22,1% na Grande São Paulo.
Bimestre
O balanço divulgado ontem à tarde pela Secretaria da Segurança Pública revela também que o primeiro bimestre deste ano foi mais violento, em todos os tipos de crimes computados, que os dois primeiros meses de 97.
No último bimestre, ocorreram 1.358 homicídios na Grande São Paulo, número 12,4% maior do que o registrado no mesmo período de 97 (1.208 casos). Na capital, o bimestre fechou com 816 homicídios -7,9% a mais que no período anterior (756 casos).
Nesse caso, o aumento é reflexo do recorde histórico de assassinatos registrado em janeiro deste ano na região metropolitana de São Paulo, quando houve 753 casos. Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, culpou a crise econômica pelo aumento na criminalidade. Naquele mês, houve um grande aumento no número de chacinas.
O índice que mais aumentou no primeiro bimestre foi o de roubos (37,5% na capital e 36,7% na Grande São Paulo).
Apesar de todos os índices terem aumentado em relação aos registrados no ano passado, a Secretaria da Segurança Pública ressalta que, em comparação com o primeiro mês deste ano, os indicadores de criminalidade caíram em fevereiro.
A queda mais acentuada entre os dois meses ocorreu no número de homicídios dolosos. Na Grande São Paulo, onde a polícia registrou 605 assassinatos em fevereiro, a queda foi de 19,7%. Na capital, com 369 casos, o recuo foi de 17,4%.
Em relação aos furtos, a queda foi de 4,3% na capital e 3,7% na Grande São Paulo. Os roubos recuaram 3,6% na capital e 3,7% na Grande São Paulo. Os furtos e roubos de veículos caíram 7,5% na capital e 5,2% na região metropolitana de São Paulo.
Afonso da Silva informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a polícia está trabalhando para manter essa tendência de queda registrada entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
(CRISPIM ALVES)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.