São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto deixam terreno na Grande SP

Cerca de 3.000 famílias saíram da área invadida em março em Itapecerica da Serra

Em razão de um mandado judicial, o grupo teve de deixar na madrugada de ontem o terreno particular no bairro de Valo Velho

DA FOLHA ONLINE

Cerca de 3.000 famílias do acampamento João Cândido, ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), saíram pacificamente do terreno particular invadido por eles, no bairro Valo Velho, em Itapecerica da Serra (Grande SP), na madrugada de ontem. As famílias estavam no local desde o dia 16 de março.
A PM acompanhou o oficial de Justiça do Fórum de Itapecerica, responsável por entregar o mandado de reintegração de posse. A prefeitura disponibilizou para os sem-teto um terreno municipal no bairro Jardim Calu. Cerca de 500 famílias foram para o local escoltadas pela PM. As demais famílias foram procurar abrigo em casas de parentes e amigos.
Os sem-teto enfrentam a resistência dos moradores do Jardim Calu. Segundo um funcionário da Prefeitura de Itapecerica da Serra responsável pela intermediação entre os moradores e os sem-teto, as lideranças do bairro reclamam de perder o espaço, utilizado como campo de futebol, principalmente nos finais de semana. O local é dotado de vestiários para os jogadores amadores.
A permissão para os sem-teto ocuparem a área -de cerca de 20 mil metros quadrados- foi dada pelo prefeito Jorge José da Costa (PMDB) por um prazo de até 90 dias. Até lá a prefeitura espera que o MTST encontre uma solução definitiva para as famílias.
Barracas estão sendo montadas no terreno, que não possui infra-estrutura de água e luz. A única infra-estrutura disponível é a dos vestiários que existem no local, além de alguns postes que iluminam o terreno, segundo o funcionário da prefeitura responsável pela intermediação.
Segundo as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, apesar da resistência dos moradores, a instalação no Jardim Calu foi tranqüila na tarde de ontem. A reportagem da Folha Online não conseguiu localizar os líderes comunitários do bairro para comentar o assunto.


Texto Anterior: Presídio carioca é "sede" de esquema disque-extorsão
Próximo Texto: Loterias: Veja o resultado do sorteio da Dupla Sena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.