São Paulo, terça-feira, 19 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

População poderá enviar sugestões para Orçamento Participativo

Prefeitura lança portal na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo inaugura no dia 30 deste mês o seu novo portal na internet, no endereço www.prefeitura.sp.gov.br. A prioridade dele será o desenvolvimento da cidadania, de acordo com Sérgio Amadeu, da Coordenadoria do Governo Eletrônico.
Por intermédio do novo portal, a população poderá enviar sugestões para os grupos de discussão do Orçamento Participativo, cuja página experimental está em www.prefeitura.sp.gov.br/op/.
A partir do próximo ano, segundo ele, a população vai poder acompanhar pelo computador a execução do Orçamento.
Amadeu disse ainda que até o final deste ano será possível, por intermédio do portal, obter a aprovação de plantas de obras. "O programa para esse serviço on-line já está em desenvolvimento."
O SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) vai ser aprimorado, diz Rogério da Silva, chefe de Gabinete da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo), que tem ajudado a Coordenadoria do Governo Eletrônico.
Quem reclamar de um buraco em sua rua, por exemplo, vai poder acompanhar pela internet o encaminhamento das providências da regional, afirmou Silva.
Esse tipo de atendimento, segundo ele, vai dar credibilidade ao SAC, que, desde o governo anterior, oferece serviços on-line, que, no entanto, são pouco solicitados.
Os sites da Ouvidoria Geral do Município, da Coordenadoria das Mulheres e da Coordenadoria de Combate ao Racismo vão estar no espaço dedicado à cidadania.
O portal vai aproveitar parte das informações do atual site da prefeitura, que possui cerca de 10 mil páginas e recebe por mês cerca de 2 milhões de visitas.

Telecentro
A prefeita Marta Suplicy inaugurou ontem na Cidade Tiradentes (zona leste) um telecentro -programa da Coordenadoria do Governo Eletrônico que oferece gratuitamente aos moradores da região acesso à internet e aulas de informática básica.
Até ontem à tarde, cerca de 5 mil pessoas, de 14 a 65 anos, tinham preenchido a ficha de inscrição para participarem do curso.
No total, haverá 15 aulas, cada uma com duração de uma hora. A cada 45 dias, 450 pessoas passarão pelo treinamento.
Com quatro funcionários, dez voluntários e 20 computadores, todos com acesso à internet, o telecentro é gerido por um comitê constituído por 14 representantes dos moradores da região.
Até o final deste ano, serão inauguradas outras 39 unidades. A meta da prefeita é que haja mil telecentros instalados até 2004. Ela disse que seu objetivo é combater, desde já, o analfabetismo digital.



Texto Anterior: Greve: Paralisação na Saúde já dura uma semana
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.