São Paulo, terça-feira, 19 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA rastreiam armas apreendidas no Brasil

Levantamento identificou origem de 3.000 armas

DA REDAÇÃO

O fuzil AR-15 e as pistolas 9 milímetros e .45 são as armas preferidas dos criminosos brasileiros, aponta levantamento inédito do governo americano. Os dados do levantamento foram divulgados ontem no "Jornal Nacional", da Rede Globo.
O governo identificou a origem de quase 3.000 mil armas encontradas nas mãos de criminosos no Brasil entre 1998 e 2003. O rastreamento foi feito pelo Departamento de Justiça.
A conclusão indica que todas as armas foram compradas legalmente nos Estados Unidos. Para chegar às mãos dos criminosos brasileiros, foram contrabandeadas para a Venezuela, Argentina e Paraguai.
Parte do armamento tem fabricação americana, mas há equipamentos importados da Europa, de Israel e do Brasil por revendedoras americanas.
O estudo do Departamento de Justiça americano traçou ainda o perfil dos compradores: quatro em cada dez deles eram brasileiros moradores do país, a maioria na Flórida.
A análise apontou que oito em cada dez armas são de uso restrito: são fuzis, metralhadoras e pistolas compradas originalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Rio e pela PM. Ao "Jornal Nacional", o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que o Estado faz levantamento mensal da localização das armas para evitar desvios.


Texto Anterior: Homem pode ter sido morto por tiro disparado a 2 km
Próximo Texto: Em Salvador, estátua de bronze de Pelé tem braços roubados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.