São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia acha suposto carro do roubo de telas

Veículo foi apreendido em blitz em Guarulhos; Deic identificou os 3 homens que levaram obras da Estação Pinacoteca

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma blitz de rotina na manhã de ontem em Guarulhos (Grande São Paulo), policiais militares localizaram um carro roubado, que passou a ser investigado como o usado pelos três ladrões que roubaram quatro obras de arte da Estação Pinacoteca, uma extensão da Pinacoteca de São Paulo, na Luz (região central), no dia 12.
Dentro do carro, os PMs apreenderam um guia turístico da cidade de São Paulo em que há referências à Estação Pinacoteca. O motorista, cuja identidade é mantida em sigilo pela polícia, foi preso pela receptação do carro roubado.
O Deic (departamento de roubos), da Polícia Civil, descartou a hipótese de o motorista ter participado da ação em que foram levadas "Mulheres na Janela" (1926), de Di Cavalcanti (1897-1976), "Casal" (1919), de Lasar Segall (1891-1957), "O Pintor e Seu Modelo" (1963) e "Minotauro, Bebedor e Mulheres" (1933), ambas de Pablo Picasso (1881-1973).
Os três ladrões, que foram filmados pelas câmeras da Estação Pinacoteca, já foram identificados pelo Deic e deverão ser presos ainda nos próximos dias, segundo apurou a Folha.
Às 12h30 do dia 12, eles se passaram por visitantes, renderam três funcionários e levaram os quadros em sacolas.
Os investigadores do Deic querem descobrir se eles ainda estão com as obras ou se elas já foram repassadas para um provável receptador.
Os policiais são os mesmos que solucionaram o furto das obras do Masp, ocorrido em dezembro de 2007, quando foram levados os quadros "O Lavrador de Café", do pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962), e o "Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso.
As telas foram recuperadas em janeiro numa casa de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo). Quatro homens foram presos, mas o suposto receptador não foi localizado. (ANDRÉ CARAMANTE e KLEBER TOMAZ)

Texto Anterior: Ribeirão: Mãe e padrasto são suspeitos de morte de garoto, afirma polícia
Próximo Texto: Habitação: CNHs emitidas em Ferraz devem ter a autenticidade atestada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.