São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prisões surpreendem alunos do Mackenzie

"Nunca vi drogas aqui", afirma estudante

DE SÃO PAULO

Na porta, no pátio, nos corredores e na lanchonete da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o clima depois da prisão de um aluno do curso de engenharia por tráfico de drogas era de surpresa.
Na troca dos turnos da tarde e da noite, ninguém sabia, ninguém viu a operação policial que resultou na detenção de 20 jovens de classe média.
Os bares em torno da universidade, na rua Maria Antônia, estavam repletos de estudantes, como de costume, e também por lá nenhum dizia saber das prisões.
"Que horror. Foram presos aqui dentro do Mackenzie?", pergunta a aluna de arquitetura Maria Eduarda Aguiar. Não, a blitz foi do lado de fora. E a direção diz não ter "ingerência em ações ocorridas em espaço público".
"Sabia que tem alunos que usam drogas, mas dentro da faculdade nunca ouvi falar. Nunca me ofereceram nem vi ninguém usar ou comprar drogas aqui dentro", diz Soraya Soares, aluna do terceiro ano de publicidade.

CAMPANHA
"Estou totalmente por fora. Nunca soube de nada em relação a tráfico de drogas dentro da faculdade. Nem maconha o pessoal fuma por aqui. Todo semestre há campanhas contra drogas com os calouros", afirma Murilo Franco, aluno do segundo ano de publicidade.
Segundo ambulantes do entorno do Mackenzie, carros de polícia passaram pela rua Itambé, onde fica a entrada principal da universidade à tarde, mas ninguém desconfiou que a ação buscava alunos suspeitos de tráfico.
"As viaturas pararam bem atrás de mim. Tomei um susto, pensei que fosse o rapa, que seria alguma coisa comigo, mas quando o sinal abriu os policiais foram embora", afirma o camelô Antônio Nascimento da Silva.
"Não é nenhuma surpresa que estudantes universitários usam droga. Em qualquer campus há "dealers" [traficantes], todo mundo sabe disso", diz Maurício, aluno de engenharia que se identificou só pelo prenome.
No início da noite, carros da Polícia Militar ainda rondavam as imediações do Mackenzie e pareciam não intimidar os alunos que não sabiam de nada da operação de pouco antes, mas já ouviram falar do velho esquema de drogas nas faculdades.
(VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Gerente tenta proteger mulher durante assalto e acaba morto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.