São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Gincana com alunos do colégio Sion pede Coca-Cola e proíbe sucos e chá

RICARDO WESTIN
DE SÃO PAULO

Numa polêmica gincana, o colégio Sion, em Higienópolis (centro de São Paulo), desafiou seus alunos -incluindo crianças de três anos- a levar para a escola a maior quantidade possível de latas de Coca-Cola.
As turmas que arrecadarem mais bebidas ganharão prêmios. Os refrigerantes serão vendidos na festa junina da escola, que será hoje.
A gincana é polêmica porque o colégio não aceita água de coco, suco, chá ou nenhuma outra opção mais saudável. Só pode ser Coca-Cola.
Uma mãe, que não quis se identificar, diz que sua filha de três anos nunca tomou refrigerante. Ela gostaria que a menina se mantivesse assim por mais algum tempo.
"Acho que não vou conseguir", indigna-se. "Agora caminho pelo supermercado e ela aponta para a latinha vermelha dizendo: "Olha lá, mamãe. É aquele que eu tenho que levar para a escola"."
Para a psicóloga Maria Helena Masquetti, do Instituto Alana (entidade que luta contra o consumismo na infância), o aval que uma escola dá a um refrigerante "é, talvez, muito mais forte" para a criança do que o aval dado por uma propaganda de TV ou um ídolo infantil.
O colégio Sion diz que a Coca-Cola forneceu geladeiras e mesas para festas juninas anteriores, mas não para a deste ano. Ao pedir Coca, o objetivo é padronizar as bebidas da festa.
"Não temos nenhum vínculo com a Coca-Cola", afirma Luiza Spessoto, do conselho diretor do Sion. "É apenas uma questão de organização. Facilita a venda se eu tenho apenas Coca, e não uma mistura de Fanta, Pepsi, Dolly, Schin..."
Segundo Spessoto, a escola ensina hábitos alimentares saudáveis aos alunos. "Na cantina, não vendemos salgados fritos, apenas assados." Ela afirma que a própria escola comprará as "opções saudáveis" de bebidas que serão vendidas na festa junina hoje.
Procurada pela Folha, a Coca-Cola diz que não patrocina festas de colégios.
Na gincana do colégio Sion, cada lata de Coca vale cinco pontos. A turma da educação infantil que obtiver mais pontos ganhará entradas para um parque de diversões. O grupo vitorioso do ensino fundamental, ingressos para o cinema.


Texto Anterior: Entrevista: Prática fere a Constituição, diz professor
Próximo Texto: Fogo destrói carros em loja da Land Rover
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.