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ITA
Vôos têm de ser revistos, afirma engenheiro
FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ
DOS CAMPOS
O governo precisa rever a
vocação de Congonhas para
receber aviões de grande
porte -como o Airbus A320
da TAM- e vôos de longa
distância. Essa é a avaliação
do engenheiro Anderson
Correia, do ITA (Instituto
Tecnológico de Aeronáutica), especialista em projeto
de aeroportos. Segundo ele, é
preciso transferir vôos para
Guarulhos e Viracopos, pois
as dimensões da pista de
Congonhas não são as ideais.
Leia trechos da entrevista.
FOLHA - O tamanho da pista e a
falta das ranhuras podem ter
contribuído para o acidente?
ANDERSON CORREIA - Tudo o
que dissermos agora pode
ser especulação, mas não há
como descartar nada, pois a
estrutura de um aeroporto
pode aumentar ou reduzir a
chance de acidente. Se tivesse uma pista maior, a probabilidade de um acidente como esse poderia ser menor.
FOLHA - As dimensões da pista
são as ideais para receber um
avião como o A320 da TAM?
CORREIA - Não é uma pista
ideal para um avião de grande porte, mas não está abaixo
do mínimo necessário. Se a
compararmos à pista do aeroporto de Guarulhos, que
tem 3.700 metros, ou à do
Galeão (Rio), de 4.000 metros, a pista principal de
Congonhas (1.940 metros)
está no talo. Se o piloto tocar
no lugar errado no pouso, tocar numa velocidade maior
ou se a pista tiver problema
de aderência, aumenta o risco de acidente. Se tivesse
uma área gramada na frente
da pista, com inclinação razoável, reduziria o risco.
FOLHA - O que fazer em Congonhas para evitar acidentes?
CORREIA - Congonhas não
tem vocação para operar
grandes aviões ou vôos de
longa duração. Essa é a chance de o governo rever Congonhas e reestruturar o número e o tipo dos aviões que vão
operar ali. Podemos transferir boa parte dos vôos para
Guarulhos e Viracopos e
manter ali aviões de menor
porte. Ter o maior aeroporto
da América Latina em condições não ideais aumenta a
chance de acidente.
FOLHA - Por que Congonhas ainda é o principal aeroporto do
país? As empresas aéreas operam
no aeroporto para reduzir custos?
CORREIA - Toda empresa quer
lucro máximo, mas não
adianta colocar a culpa nas
companhias. Isso ocorre
porque falta diferença de tarifa entre os aeroportos. Isso
é falha da Anac. O acesso para outros aeroportos a partir
de São Paulo é muito ruim.
Cadê o trem expresso para
levar até o aeroporto de Guarulhos? Cadê o trem ligando
São Paulo a Campinas? Tudo
isso é falha do governo.
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