São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2007

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Para especialistas, condição da pista elevou gravidade

DA SUCURSAL DO RIO

As investigações sobre o que causou o acidente com o vôo JJ 3054 estão só no início, mas especialistas afirmam que as condições da pista podem ter sido um dos fatores determinantes para a gravidade do acidente.
Respício Espírito Santo, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, diz que é preciso apurar as condições em que a pista principal de Congonhas foi liberada, em 29 de junho, após 45 dias de obras.
"A falha humana pode ter ocorrido, mas as condições da pista podem ter ajudado a acontecer o que vimos", disse.
Segundo nota da Infraero, responsável pela obra e que contou com o aval da Anac, as obras corrigiram as declividades e substituíram as camadas gastas de asfalto.
A Folha procurou representantes da Anac ao longo do dia, mas ninguém estava disponível para comentar. O "grooving" (ranhuras para escoamento d'água) não foi feito antes da liberação da pista.
O especialista destaca que o acidente comprova ainda a falta de relacionamento entre as autoridades aeronáuticas e o poder local. "O aeroporto não está encravado em São Paulo, mas São Paulo é que engoliu o aeroporto", disse, em referência ao crescimento do número de moradores nos arredores.
Para Élnio Borges, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o acidente revela a falta de atenção com as condições da pista de Congonhas. "Ela ficou anos sem manutenção. Quando fizeram algo, entregaram a pista de forma provisória."
Na avaliação de Moacyr Duarte, da Coppe/UFRJ, as conseqüências do acidente foram determinadas em parte pelas características de Congonhas. "Em qualquer falha que ocorra no sistema de Congonhas, a conseqüência é projetada para a comunidade vizinha."


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