São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

País só fará vacina da gripe suína em 2010, diz governo

Ministério da Saúde afirma que produto combaterá "eventual 2ª onda"

"Não é um problema grave", diz secretário; previsão era que medicamento estivesse disponível ainda neste ano para grupos de risco

DA FOLHA ONLINE

A vacina contra a gripe suína no Brasil só será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, a partir de 2010, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.
A previsão anterior era disponibilizar o produto já neste ano para grupos de risco, como funcionários de aeroportos e profissionais de saúde.
Ele negou que o adiamento se deva ao fato de a OMS (Organização Mundial da Saúde) não ter enviado a cepa do vírus H1N1 ao Butantan.
A vacina, segundo Guimarães, combaterá uma "eventual segunda onda" da pandemia no Brasil, prevista para o inverno de 2010. "A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave."
O governo argentino quer iniciar discussões com o Brasil para desenvolver o medicamento, anunciou o ministro da Ciência e Tecnologia do país, Lino Barañao.
"Iniciaremos conversas com o Brasil em busca de uma parceria para visar um mercado mais amplo, mas seja como for vamos encarar a produção local de uma vacina contra o vírus", disse ele ao jornal "Página 12".
A Argentina é o segundo país com maior número de mortes, com 137, atrás apenas dos EUA, que têm 211 vítimas. O Brasil já teve 11 mortes confirmadas e contabiliza 1.175 casos.
Anteontem, a OMS desistiu de contar os casos individuais da nova gripe e não irá mais emitir boletins globais. Segundo a organização, manter a conta de infectados é muito dispendioso, pois o vírus se espalha rapidamente. Ela também acrescentou que a contagem já não é essencial para seguir o nível de risco do H1N1.


Texto Anterior: Falta de vagas na Berrini faz moradores alugarem garagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.