São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Air France registra o 4º problema em oito dias

Empresa não explica falha em avião que afetou 170 passageiros no Rio

Avaria na fuselagem, problema em banheiro e até ameaça de bomba marcaram os voos da companhia em julho

DO RIO

Um voo da Air France previsto para sair do Rio às 19h05 de sábado foi cancelado, segundo a empresa, devido a problemas eletrônicos constatados na inspeção técnica da aeronave, um Airbus A330-200. Foi o quarto incidente envolvendo a companhia no país em oito dias.
O cancelamento afetou 170 passageiros, que tiveram de esperar cerca de 28 horas até serem embarcados ontem no final da noite, perto das 23h30, num novo voo. A chegada a Paris estava prevista para as 15h10 de hoje.
"Os passageiros foram informados sobre a reprogramação do voo antes do embarque e receberam da Air France toda a assistência, como hospedagem, traslados, refeições e ligações telefônicas", informou a companhia aérea por meio de uma nota.
Mas ontem à noite, durante o novo check-in, os relatos dos passageiros destoavam da versão da empresa.
A analista de sistemas Olga Costa, 48, disse que só soube do cancelamento do voo por volta das 21h. Tentou um endosso no bilhete para poder viajar por outra companhia, mas uma funcionária da Air France "sumiu com o papel", segundo ela.
"Cancelar por problemas técnicos é um bom sinal. Não pode é tratar as pessoas desse jeito. Foi péssimo", disse.
Wesley Guedes, 30, imediato da Marinha, afirmou que não havia ninguém da companhia dando informações na sala de embarque. "Não fomos tratados com nenhuma dignidade. Parecíamos um bando de bichos."

OUTROS PROBLEMAS
Na quinta-feira, outro voo da companhia, que sairia às 16h15 do aeroporto de Guarulhos com destino a Paris, já tinha sido cancelado. O motivo foi uma avaria na fuselagem do Boeing 777-200.
Dois dias antes, um problema no sistema de abastecimento de água dos banheiros da aeronave fez o voo AF 443 (Rio-Paris) retornar ao aeroporto do Galeão cerca de cinco horas após a partida.
No dia 10, um outro voo Rio-Paris precisou fazer um pouso não programado no aeroporto dos Guararapes, em Recife, por causa de uma falsa ameaça de bomba.

ACIDENTE
O acidente com o voo AF 447 da Air France que partiu do Rio com destino a Paris em 31 de maio de 2009 permanece sem explicação mais de um ano após a tragédia, que matou 228 pessoas.
Após o acidente, foram feitas diversas operações de busca em alto-mar, que resultaram na retirada de escombros da aeronave e de restos de corpos de algumas vítimas. A caixa-preta do avião, porém, considerada peça fundamental para esclarecer o caso, nunca foi encontrada pelas equipes.


Texto Anterior: Valdir Silva (1956-2010): Bira, pintor de Fernandópolis
Próximo Texto: Memória: Acidente que matou 228 não foi explicado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.