São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Antigo anestésico irá tratar overdose

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um antigo e já conhecido medicamento para aneste sias, usado inicialmente para pequenas intervenções ginecológicas, atualmente passou a ter seu emprego recomendado para várias cirurgias, entre elas a neurocirurgia.
Artigo de revisão elaborado pelos médicos do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu (Yara Marcondes Machado Castiglia e José Reinaldo Cerqueira Braz, titulares) assinala na Revista Brasileira de Anestesiologia deste ano que a dexmedetomidina tem perfil que, na neurocirurgia, favorece seu emprego para o combate de aneurismas cerebrais e a remoção de tumores.

Taquicardia
Agora, o médico Wanpen Vongpatanasin e colaboradores da UT Southwestern Medical Center relatam, no último número do "Journal of the American College of Cardiology", que o emprego da dexmedetomidina foi efetiva em reverter os efeitos secundários da cocaína em relação à taquicardia (alta freqüência dos batimentos cardíacos), pressão e resistência vascular periférica, por impedir a ação da cocaína em aumentar a atividade do sistema nervoso.
Os autores consideram necessários estudos adicionais para uso no tratamento de overdose aguda de cocaína, já que esta pesquisa foi realizada com apenas 22 adultos sadios.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Entidades alertam para compra de brinquedo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.