São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fiscalização do lixo ainda patina na gestão Kassab

GCM não tem talão para aplicar multas

DE SÃO PAULO

Mesmo com as recorrentes promessas do prefeito Gilberto Kassab (PSD), a prefeitura patina para intensificar a fiscalização das irregularidades no lixo de São Paulo.
Ontem, a prefeitura fez o primeiro treinamento com GCMs (guardas-civis metropolitanos) que irão fiscalizar o setor. A medida foi anunciada em maio por Kassab.
O treinamento, no entanto, ainda não significa que os guardas começarão a trabalhar. Três meses depois de anunciada a participação deles, os talões que eles usarão para autuar os contraventores ainda não estão prontos.
A expectativa é que o primeiro grupo de guardas comece a fiscalizar o lixo em setembro, se tudo der certo.
O Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) tem cerca de 70 fiscais. No total, a prefeitura conta com 700 agentes vistores aptos a aplicar multas por irregularidades de lixo. O efetivo da GCM é de 6.800, mas ainda não se sabe se todos receberão treinamento para a tarefa.
A lei exige que toda empresa que produza mais de 200 litros de resíduos por dia contrate um serviço particular de coleta de lixo.
Se o "grande gerador" não fizer o contrato, está sujeito a multa de R$ 1.000. A partir da reincidência, pode ter o funcionamento suspenso e até ser fechado.
A Folha acompanhou por três dias a fiscalização. Nessas operações foram aplicadas 13 multas -sete de lixo colocado na rua fora de horário, cinco por grandes geradores cometendo irregularidade e uma por transporte irregular de resíduos.
Estima-se que existam cerca de 80 mil estabelecimentos na cidade que deveriam ter coleta particular, mas só 6.000 estão cadastrados.
Segundo a prefeitura, 900 grandes geradores foram multados de janeiro a junho deste ano. (EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Foco: Em obras, parque Ibirapuera completa 57 anos no domingo
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.