UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida vai superlotar pista da pedra Bonita

DA SUCURSAL DO RIO

A interdição da pista de Niterói vai superlotar a tradicional rampa da pedra Bonita (São Conrado, zona sul do Rio) na primavera, estação ideal para o vôo livre, e aumentar os riscos para os pilotos.
Segundo a ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre), um domingo ensolarado de primavera, que começará na próxima terça-feira, atrai até 150 "voadores" para a montanha, o que congestiona a rampa de saltos.
Com a proibição, os esportistas de Niterói seguem para São Conrado. O aumento da frequência expõe os praticantes a um perigo maior. "O grande risco é a decolagem. No ar, cada um vai para o seu lado. A decolagem é complicada em São Conrado. Há o risco de colisões", disse o presidente da entidade, Bruno Menescal.
O DAC traçou para os "voadores" da pedra Bonita normas que vêm sendo respeitadas por eles e fiscalizadas pelas entidades de praticantes do esporte.
Quem salta da rampa de São Conrado (a 520 m) pode evoluir a uma altitude de 1.200 m de altura até o topo do Corcovado (floresta da Tijuca, zona sul) e até a barraca do Pepê, na praia da Barra da Tijuca (zona oeste). O pouso tem que ocorrer na praia do Pepino, em São Conrado.
O percurso não atrapalha as rotas aéreas dos aeroportos Santos Dumont (centro) e Tom Jobim (zona norte). Outra opção é Petrópolis (60 km do Rio), onde há três pontos para saltos. No parque São Vicente, a ABVL registra até 150 pilotos nos finais de semana de primavera. (ST)


Texto Anterior: Aviação: DAC fecha rampas de asa-delta no RJ
Próximo Texto: Energia: Horário de verão vai começar em outubro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.