São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez, mais da metade dos domicílios tem acesso a esgoto

DA SUCURSAL DO RIO

O IBGE registra, pela primeira vez, que mais da metade dos domicílios brasileiros estão sendo atendidos por rede coletora de esgotos. O percentual subiu 2,8 pontos percentuais no ano passado, chegando a 51,3% do total de residências.
O maior crescimento ocorreu na região Norte, onde o número de casas atendidas por rede coletora praticamente dobrou -de 186 mil para 381 mil. Mas ainda há muito a fazer: somente 9,8% das casas na região estão ligadas à rede de esgoto.
Em números absolutos, a maior quantidade de residências sem acesso à rede está no Nordeste: 6,4 milhões. Mesmo no Sudeste, que tem os melhores resultados, o percentual não atinge 80% das casas (79,4% -um crescimento de 2,6 pontos percentuais).
Já o percentual de casas ligadas à rede de abastecimento de água ficou praticamente estável em 2007, passando de 83,2% para 83,3% do total. Nesse quesito, enquanto o Centro-Oeste avançou 1,2 ponto percentual, as regiões Norte e Sudeste tiveram redução de 0,2 e 0,3 pontos, respectivamente.
Ao todo, o Brasil registrou 56,3 milhões de domicílios particulares em 2007, segundo a Pnad -aumento de 1,7 milhão de casas em relação a 2006.


Texto Anterior: Nº dos que se declaram pretos segue em alta
Próximo Texto: Barbara Gancia: Elevador de serviço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.