São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de alunos em escolas particulares cai em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

De 2001 para 2002, as escolas particulares do Estado de São Paulo tiveram uma redução de 5,4% no número médio de alunos matriculados. O dado é de estudo encomendado pelo Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) a partir de levantamento da Secretaria de Estado da Educação.
O número médio de alunos matriculados por escola passou de 255 em 2001 para 241 neste ano. Comparando o ano de 96 ao de 2002, o número médio cai de 442 para 240 alunos por escola.
Cerca de 75% das escolas particulares -as que têm 590 alunos ou menos- tiveram aumento do número de alunos, se comparados os anos de 96 e 2002. No entanto, nas escolas maiores, com mais de 590 alunos, o número de matriculados caiu.
As escolas mais tradicionais de São Paulo estão entre as que mais sofreram reduções na quantidade de alunos. O estudo mostra que, comparando o número de alunos deste ano ao de 96, houve redução de cerca de 40% em colégios como Pueri Domus (zona sul), Presbiteriano Mackenzie (centro), Batista Brasileiro (zona oeste) e Liceu Pasteur (zona sul). O Dante Alighieri (zona oeste) tem 22,5% menos alunos do que tinha no ano de 96.
Para o Sieeesp, a diminuição da taxa de natalidade na classe média é a explicação para o menor número de alunos. "As escolas não conseguem repor o número de alunos que se formam todos os anos", diz João Paulo Nogueira, diretor da Ipso Dados, empresa responsável pelo estudo.
"Os pais de hoje procuram qualidade, mas desde que ela caiba no orçamento", diz o presidente do Sieeesp, José Augusto Lourenço.
Segundo o presidente, todas as escolas -mesmo as que não têm as mensalidades mais altas- estão perdendo alunos para outras instituições. "Está havendo uma migração maior dentro do setor. Os pais estão buscando escolas mais baratas para manter os filhos na rede particular."
O número de escolas particulares no Estado cresceu 116,4% de 96 a 2002, diz o estudo. O número de alunos na rede particular, entretanto, cresceu somente 17,6%.
Só entre 2001 e 2002, o ensino médio teve queda de 4,1% no número médio de alunos por escola. A queda ficou em torno de 3,5% no ensino fundamental.


Texto Anterior: Outro lado: Professora diz que houve erro de interpretação
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.