UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Governo não fornece droga para MPS

JULIO ABRAMCZYK

A MPS (mucopolissacaridose) é uma doença hereditária rara que pode levar à morte na infância ou na adolescência. Apesar de não ter cura, existe um tratamento para os sintomas da doença.
O tratamento, que pode evitar a morte, é feito através de reposição enzimática, segundo Márcio Cipriano, um dos organizadores do 1º Congresso Nacional de Portadores e Familiares de MPS, que termina hoje na Unicamp (Universidade de Campinas).
O remédio usado para os pacientes foi aprovado em abril deste ano pela FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana federal de controle de medicamentos.
A doença se caracteriza pela deficiência ou ausência de enzimas, o que leva ao acúmulo de glicosaminoglicanos (cadeias de moléculas de açúcar), que provocam retardo de crescimento, perda de audição, deformidades ósseas, dificuldades respiratórias e danos neurológicos irreversíveis.
Cipriano, presidente da Associação Paulista dos Amigos e Familiares dos Portadores de MPS (tel. 0/xx/19/3295-3551; e-mail: marciocipriano@uol.com.br), afirma que os remédios não estão sendo fornecidos aos portadores de MPS, apesar de gestões e solicitações realizadas -sem sucesso- junto aos órgãos estaduais e ao Ministério da Saúde. Cipriano conclui: "Baseamos nossa reivindicação na própria Constituição brasileira, que define a saúde como um direito de todos e um dever do Estado".

DENTISTAS
Conselho homenageia Alckmin
No dia 22, às 20h30, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia entrega a medalha Tiradentes ao governador Geraldo Alckmin, ao presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, e aos advogados Celso Antonio Bandeira de Melo e Rubens Ferreira.

MÉDICO DO ANO
Professor de SP é indicado
O professor Enio Buffolo, da EPM/Unifesp, foi indicado pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel como "Médico do Ano/2003", em comemoração ao Dia do Médico. Além da entrega de diploma, haverá jantar na Hebraica, na quarta-feira (tels. 0/xx/ 11/3887-6611 ramal 3031 e 0/xx/11/3747-1338).

DEBATE
Enfermeiros discutem qualidade de vida
O 2º Congresso Brasileiro de Especialistas em Enfermagem (tel. 0/ xx/11/5507-72278) acontece de 22 a 24 em São Paulo. Entre os temas a serem debatidos constam mercado de trabalho, desgaste profissional e qualidade de vida.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: SP 450: História que as imagens contam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.