São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

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Marinha vê possível falha humana na traineira

DA SUCURSAL DO RIO

Falha humana na traineira é a principal linha de investigação do acidente na baía de Guanabara. Segundo oficiais da Marinha, a mais importante regra marítima, que consta do Ripeam (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar), foi descumprida: a embarcação que avista a outra à sua direita, no caso a traineira, deve sempre desviar.
Além disso, grandes embarcações têm prioridade de passagem, já que, para elas, as manobras são mais difíceis.
Pela localização das embarcações, elas seguiam rotas perpendiculares. Assim, para os oficiais da Marinha, é provável que a traineira devesse ter saído do caminho do navio. Para evitar choques, as embarcações têm radares que identificam aproximações.
A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar responsabilidades. Segundo o capitão dos portos, capitão-de-mar-e-guerra Antônio Fernando Moreira Dias, a Marinha já tem informações que podem ajudar na solução do caso.
(TF)
































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