São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato amanhã na Paulista combate racismo

Manifestação é um dos eventos que marcam o Dia da Consciência Negra; expectativa é participação de 10 mil em marcha

Para organizador, evento tem a pretensão de ser a maior manifestação que já foi feita por comunidade negra em todo o mundo

Diego Padgurschi - 20.nov.05/Folha Imagem
Manifestação realizada em 2005 em frente a shopping de SP


DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 10 mil pessoas, segundo expectativa dos organizadores, devem tomar conta da avenida Paulista, região central de São Paulo, amanhã. Feriado municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a data foi escolhida para o ato contra a discriminação racial. Será a primeira Parada Negra realizada na cidade, seguida da 3ª Marcha da Consciência Negra.
O dia é uma homenagem a um dos símbolos da resistência negra no país: Zumbi de Palmares. Em 20 de novembro de 1695, o líder do famoso quilombo foi assassinado.
O evento começa às 12h, no vão livre do Masp, com uma cerimônia multirreligiosa e apresentações culturais. Às 15h, terá início a marcha em direção ao parque Ibirapuera -finalizada com um ato no estacionamento da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
O integrante da comissão organizadora Dojival Vieira explica que a parada se refere a todo o evento, enquanto a 3ª marcha -a caminhada propriamente dita- "pretende ser a maior manifestação de uma comunidade negra no mundo, com militantes históricos dos movimentos sociais."
As comemorações terminam na próxima sexta-feira, com a realização de um seminário no Memorial da América Latina. A Orquestra Jazz Sinfônica Negra e o Balé Afro farão o encerramento do evento.

Comércio
Agências bancárias e dos correios vão permanecer fechadas amanhã nos municípios que decretaram feriado devido ao Dia da Consciência Negra.
Entre as cidades estão São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Nesses locais, contas que vencem amanhã poderão ser pagas na terça-feira, sem multa. Em São Paulo, o rodízio de veículos será suspenso.


Texto Anterior: Nos parques e ruas da capital, cães ainda circulam sem a focinheira da praça Buenos Aires
Próximo Texto: Saiba mais: Feriado é uma homenagem ao líder Zumbi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.