|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Prefeitura amplia inspeção para todos os veículos em 2010
Só ficarão livres da chamada inspeção ambiental, que mede a emissão de poluentes, carros, motos e caminhões novos
Até agora, carros de passeio fabricados antes de 2003 ficavam fora da inspeção; os antigos são justamente os que mais poluem o ambiente
RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL
A partir do ano que vem, praticamente todos os carros, caminhões, ônibus e motos da cidade de São Paulo terão de passar pela inspeção anual de
emissão de poluentes.
Só estarão dispensados da
chamada inspeção ambiental
os veículos novos -aqueles
produzidos no ano em exercício e aqueles fabricados no ano
anterior com o primeiro licenciamento no ano em exercício.
Até agora, ficavam fora da
vistoria obrigatória os carros de
passeio fabricados antes de
2003. Os mais antigos, em razão da tecnologia ultrapassada
e da ausência de manutenção,
são justamente os que mais poluem o ambiente.
A cidade de São Paulo tem
cerca de 6,6 milhões de veículos (carros, motos, ônibus, caminhões etc.) em circulação, de
acordo com o Detran-SP.
A Prefeitura de São Paulo publicou ontem em seu "Diário
Oficial" a portaria com os critérios do Programa de Inspeção
Veicular Ambiental de 2010.
A portaria traz os limites de
monóxido de carbono e de hidrocarbonetos aceitáveis para
os carros de passeio fabricados
a partir de 2003 e apresenta algumas alterações nos requisitos para a aprovação das motos
e dos veículos a diesel.
A inspeção ambiental é feita
por uma empresa privada contratada pela prefeitura. O agendamento é feito de acordo com
a placa do veículo. Existem 14
pontos de inspeção na cidade.
Quando o veículo é reprovado, o proprietário deve procurar uma oficina mecânica para
fazer a regulagem necessária.
Uma nova inspeção precisa ser
realizada em 30 dias.
"Trata-se não só de um programa ambiental. É também
um grande programa de saúde
pública", diz Márcio Schettino,
o coordenador do programa de
inspeção na Secretaria de Verde e Meio Ambiente.
Segundo Schettino, a simples
regulagem dos veículos que haviam sido reprovados na inspeção nos seis primeiros meses de
2009 equivaleu à retirada de
200 mil veículos das ruas de
São Paulo.
Quando o veículo não é aprovado ou simplesmente não é
inspecionado, o proprietário
não consegue licenciá-lo.
O veículo flagrado nas ruas
sem ter feito a inspeção ambiental é multado. Sem o licenciamento anual, apreendido.
Uma taxa de vistoria deve ser
paga pelo proprietário do veículo. Neste ano é de R$ 52,73.
Esse dinheiro é devolvido
quando o veículo é aprovado na
inspeção. Além disso, o proprietário não pode ter dívidas
municipais nem IPVA ou multas de trânsito pendentes de
pagamento.
Anteontem o governo estadual enviou um projeto de lei à
Assembleia Legislativa que torna obrigatória a inspeção veicular em todo o Estado de São
Paulo. Para se transformar em
lei, o projeto precisa ser aprovado pelos deputados.
Atualmente, a fiscalização é
realizada somente na capital.
Texto Anterior: Pai e filho de 2 anos despencam de prédio de 18 andares em SP Próximo Texto: Outubro: Só 1 em cada 4 motos foram inspecionadas Índice
|