São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva em MG provoca a 11ª morte

Defesa Civil diz que número de afetados pelas chuvas já chega a 150 mil; previsão é de mais chuva hoje

Pelo menos 4.193 pessoas estão desabrigadas e 22.752 foram desalojadas; região metropolitana de Belo Horizonte também é afetada

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA
PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MÁRIO CAMPOS (MG)

Minas Gerais amanheceu ontem, mais uma vez, debaixo d'água. Outra morte foi registrada e já são 39 as cidades em situação de emergência. O corpo de um homem de 62 anos, que havia sido arrastado pela correnteza de um rio quando passava de carro sobre uma ponte, foi localizado em Carmo da Mata.
Com ele, são 11 mortes no Estado desde o início da temporada de chuvas, em setembro.
De acordo com a Defesa Civil, o número de afetados pelas chuvas em Minas já chega a 150 mil -com 4.193 desabrigados e 22.752 desalojados.
As regiões mais afetadas são a Zona da Mata, o Sul e a região metropolitana de Belo Horizonte. Além das 39 cidades em emergência, outras 32 relataram ocorrências à Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, todos os municípios afetados estão recebendo material emergencial, como cestas básicas, água potável, colchões, cobertores, roupas e rolos de lona plástica para contenção de encostas.
Com as chuvas, rios transbordaram e há risco de desabamentos e deslizamentos de barreiras. Na Zona da Mata, o nível do rio Pomba subiu oito metros além do normal, inundando várias localidades.
Em Mário Campos, 86 famílias ficaram desabrigadas devido à enchente do rio Paraopeba. A situação foi agravada com a abertura das comportas de duas represas da região por causa da enchente do rio.

Governador
O governador Aécio Neves (PSDB), que estava ontem em Belo Horizonte, ainda não se pronunciou sobre as enchentes e as medidas tomadas para evitar uma tragédia como a ocorrida em SC. Ele deve se reunir hoje com secretários e representantes da Defesa Civil. Segundo a assessoria do governador, ele ainda não visitou as áreas atingidas e dará uma entrevista coletiva hoje.
A previsão para hoje é que as chuvas continuem intensas na região centro-oeste do Estado.
Nas demais áreas, incluindo Belo Horizonte e a região metropolitana, o sol aparece, mas há possibilidades de pancadas de chuvas à tarde.

Espírito Santo
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou ontem, por exames preliminares, as duas primeiras mortes por leptospirose após as chuvas que atingiram o Estado. As vítimas são um adolescente de 14 anos, de Vila Velha e um homem de 63 anos, que morreu no domingo na capital capixaba.


Colaborou CÍNTIA ACAYABA, da Agência Folha


Texto Anterior: Justiça ordena que UEL faça formatura de estudantes
Próximo Texto: Governo: Aécio Neves se reúne hoje com secretários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.