São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta inclui autonomia de instituições

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Autonomia para tratar da organização administrativa, financeira e política, sem interferência de outros órgãos do governo e nos limites constitucionais. Essa é a proposta que consta no documento do grupo interministerial entregue à Casa Civil.
Antiga reivindicação dos reitores das federais, a medida já constava na proposta de expansão e modernização do sistema público, entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.
À época, a Andifes (associação dos reitores das instituições federais) tratou o tema como a "inadiável implementação da proposta de autonomia universitária".
A medida encontra simpatia no grupo de intelectuais da USP, que prepara uma proposta de reforma do ensino superior a ser entregue nos próximos meses.
De acordo com o texto do grupo interministerial, a crise das universidades federais está não só na falta de recursos como também nas "amarras legais" que impedem as instituições de captar verbas e administrá-las.


Texto Anterior: Reforma universitária: Grupo ministerial quer favorecer federais
Próximo Texto: Financiamento não está definido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.