São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

USP organiza exposição com 60 fotos da construção da Cidade Universitária

DA REPORTAGEM LOCAL

Como parte da comemoração dos seus 75 anos, a USP apresenta a partir da próxima segunda-feira exposição gratuita com 60 fotos da construção da Cidade Universitária -43 delas inéditas. A mostra será feita no Memorial da América Latina, na zona oeste de SP (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/ 3823-4600; todos os dias, das 9h às 18h; até 1º/2).
Intitulada de "USP em Obras: A Construção da Cidade Universitária", contará com imagens que abrangem o período de 1952 a 1972.
Serão apresentadas fotos com obras de prédios representativos do campus, como da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e da Poli (Escola Politécnica).
Também serão exibidos registros da construção da Torre do Relógio, do Monumento a Ramos de Azevedo e da raia olímpica.
"Escolhemos fotos que tinham relação com algo conhecido da universidade, como os prédios, por exemplo", afirmou o diretor-presidente da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo), Plinio Martins Filho, organizador do evento.
"Mas também tivemos de avaliar a qualidade gráfica das imagens, pois elas serão ampliadas em mais de um metro", completou. A exposição irá simular um canteiro de obras, com o uso de tapumes, por exemplo.

Fotógrafo anônimo
As imagens inéditas da exposição foram tiradas por um funcionário que trabalhava no setor de construção da universidade durante a década de 60.
Após sua morte, a família doou as fotos à USP, por volta do ano 2000. "O material ficou rodando por anos dentro da universidade. Ninguém dava bola, até que recebi as caixas da direção da Poli e vi que era um material muito interessante", disse a pesquisadora Vera Nakata.
De acordo com Nakata, o autor das imagens ainda não foi identificado.

Livro
A universidade pretende lançar até abril deste ano um livro com fotos da exposição.
Está previsto um texto de José de Souza Martins, professor emérito da FFLCH, em que ele conta, entre outras coisas, suas primeiras impressões da Cidade Universitária, durante a década de 60, quando era aluno de ciências sociais.
"[...]Entrei na Cidade Universitária, um terrenão vazio, mal iluminado, pouquíssimas ruas de terra, lamacentas em dias de chuva. Lá longe, um predião branco, a reitoria, que ficava maior no imenso vazio, onde eram dadas as aulas de geografia. Seja o que Deus quiser, pensei", relata. (FÁBIO TAKAHASHI)


Texto Anterior: Foto de sexo em site rende indenização a ex-namorada
Próximo Texto: Brasília: Moradores de rua são assassinados em praça onde morreu pataxó
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.