São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Vacas que simbolizam o trânsito e a Paulista ocupam SP a partir de sexta-feira

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Um rebanho de vacas volta a ocupar São Paulo. Nesta sexta-feira terá início a segunda edição paulistana da Cow Parade, uma exposição ao ar livre com 90 estátuas bovinas em tamanho real pintadas e decoradas por diferentes artistas. As vacas serão espalhadas por pontos estratégicos da cidade.
Os temas são os mais diversos. Haverá uma vaca vestida de bebê, uma em homenagem ao festival de Woodstock e outra retratando a av. Paulista, por exemplo. A que representa os engarrafamentos tem incontáveis carrinhos colados ao corpo.
As estátuas estarão em lugares tão distintos como a praça da Sé, a av. Paulista, o shopping Cidade Jardim, a rodoviária do Tietê, o parque do Ibirapuera, o terminal Sacomã e o metrô Tatuapé.
A vaca disfarçada de Michael Jackson -mas o Michael da época do grupo Jackson Five, com cabelo black power e roupa dos anos 70- será colocada numa esquina da rua Peru, nos Jardins (zona oeste).
A localização das 90 vacas pode ser consultada no site www.cowparade.com.br.
As vacas ficarão em São Paulo durante dois meses, até 21 de março. Depois disso, serão arrematadas num leilão beneficente. O dinheiro arrecadado será doado à entidade Gol de Letra.
A Cow Parade surgiu na Suíça no final dos anos 90 e, desde então, passou por quase 60 cidades de todo o mundo. O rebanho de uma cidade é sempre original.
A exposição passou por São Paulo pela primeira vez em 2005. Naquela época, era comum ver cachorros com medo das estátuas ou turistas posando para fotos em cima dos animais. As vacas são feitas de fibra de vidro e pesam, cada uma, em torno de 60 kg.
"As pessoas têm liberdade para interagir com as vacas, mas precisam ter carinho", pede Ester Krivkin, diretora da Toptrends, empresa organizadora da Cow Parade no Brasil.
Prevendo os acidentes, os organizadores da exposição já montaram uma espécie de hospital para onde serão levadas as vacas que precisarem de reparos.
Para Krivkin, a Cow Parade obrigará as pessoas a prestarem atenção à cidade. "As vacas vão trazer beleza e alegria à cidade. Vão elevar a autoestima de São Paulo", diz.


Texto Anterior: Outro lado: Empresas dizem não ter sido notificadas
Próximo Texto: Shopping: Desaba forro de Cinemark do Cidade Jardim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.