São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Empresas dizem não ter sido notificadas

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria das empresas que foram multadas ontem pelo Procon por desrespeito à proibição de ligar para clientes que tenham se cadastrado no sistema contra telemarketing -de acordo com a lei em vigor desde 1º de abril- afirmou que ainda não havia sido notificada e que não responderia sem conhecer o teor das autuações.
Por meio de nota, o Santander, um dos três bancos que receberam a multa máxima de R$ 3,2 milhões, afirmou que "apoiou e colaborou com a construção da lei, visto que ela representa benefícios legítimos aos consumidores".
"A exclusão das ações de telemarketing, dos clientes que manifestam tal vontade, é um padrão de conduta que o Santander adota, a nível nacional e anterior à legislação atual", disse a empresa.
O Bradesco disse que "cumpre a legislação referente ao assunto", e o Citibank informou que "não se manifestará neste momento" sobre a punição.
Outra a receber a multa milionária, a Net disse que "respeita a legislação vigente e vai apurar e esclarecer os casos registrados pelo Procon".
"A Net informa que investiu em sistemas e processos para atender as determinações. As ligações realizadas pelo telemarketing da empresa passam por um filtro, e os nomes de clientes que solicitaram inclusão no cadastro de bloqueios são excluídos automaticamente", disse a provedora de TV a cabo e internet.
Já a Telefônica afirmou não ter "como confirmar se algum dos consumidores citados pelo Procon recebeu ligações originadas de números que são, de fato, do serviço de comercialização de produtos e serviços da empresa" e que "tomou todas as medidas necessárias para o cumprimento da lei estadual que trata do tema".
O Beach Park, os Filtros Europa e a Ossel -uma empresa que realiza assistência funerária- disseram ontem não ter sido notificados da multa e que, por isso, não teriam como se pronunciar a respeito da autuação feita pelo Procon.
A Oficial Listas Telefônicas, por sua vez, afirmou "que não é a empresa constante na relação do Procon" e que a citada "se trata de empresa homônima, razão pela qual está tomando as providências."


Texto Anterior: Lei do Call Center autuou 20 companhias
Próximo Texto: Foco: Vacas que simbolizam o trânsito e a Paulista ocupam SP a partir de sexta-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.