São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Temer também fala em mudar lei do solo

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO


Após a Folha revelar que a proposta de mudança do Código Florestal amplia o risco de tragédias como as do Rio, o governo anunciou que pretende mudar a lei de uso do solo e apresentar ao Congresso, em fevereiro, um pacote de medidas urgentes.
Segundo o vice-presidente Michel Temer, o objetivo do governo é fazer um "impedimento muito radical" de ocupações em morros.
Essas ocupações, que podem ser liberadas caso a mudança do Código Florestal seja aprovada como está, já são proibidas atualmente.
Também há a possibilidade, segundo Temer, de medidas provisórias serem editadas já na semana que vem.
A presidente Dilma Rousseff delegou ao vice e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a tarefa de coordenar esses esforços.
Desde 2001, uma lei federal criou mecanismos de combate a especulação imobiliária e estímulo à construção em áreas seguras. No caso das ocupações de áreas de preservação, a legislação remete ao Código Florestal.
O Ministério Público Federal alertou que, se a revisão do código for aprovada, entrará com ação de inconstitucionalidade. A procuradora Sandra Cureau diz que já vinha tentando sensibilizar o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) para fazê-lo "entender que liberar essas áreas gera riscos enormes à segurança", mas não obteve sucesso.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: "Minha melhor amiga morreu no meu jardim", diz fotógrafo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.