UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná não quer Beira-Mar em seus presídios

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo do Paraná descartou ontem a possibilidade de abrigar o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, em um dos presídios do Estado. Segundo o assessor de imprensa do governador Roberto Requião (PMDB), Benedito Pires, houve consulta do Ministério da Justiça, mas a resposta foi negativa.
Consulta semelhante também foi feita aos governos gaúcho e do Distrito Federal, e ambos negaram.
No caso do Paraná, o governo federal teria sugerido a transferência de Beira-Mar para a PEP (Penitenciária Estadual de Piraquara), que funciona há um ano e meio em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. A unidade segue padrões de segurança dos EUA, possui monitoramento eletrônico e é considerada de segurança máxima.
Em junho de 2001, o Paraná enfrentou uma rebelião de presos comandada por líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) na Penitenciária Central do Estado, também de Piraquara.
As facções criminosas PCC e CV (Comando Vermelho), teriam tramado o resgate de Beira-Mar quando ele ocupava uma das celas da carceragem da Polícia Federal em Brasília, em 2001. Alertado pelo setor de inteligência do órgão, o então ministro da Justiça, Miguel Reale Jr., articulou a transferência do traficante para a penitenciária de Bangu 1, no Rio.
O caso foi divulgado ontem pelo ""Correio Braziliense" e confirmado junto a setores da PF, que não fala oficialmente sobre o assunto.


Texto Anterior: Magistrados federais vão exigir escolta da PF
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: O feixe, a valva e a flama
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.