São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

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Atendimento será mais rápido, diz consulado

DA REPORTAGEM LOCAL

O Consulado-Geral dos EUA em São Paulo diz que trabalha para diminuir o tempo de espera em pelo menos 40 minutos, reduzindo o tempo de permanência da atual média de 2 horas para 1 hora e 20 minutos .
A principal medida é a substituição dos três formulários disponíveis hoje na internet para a requisição do visto por um único, que já pode ser acessado e será a única opção a partir de 5 de abril. Ele permitirá ao usuário anexar sua foto na internet.
O consulado diz que todos os dados necessários serão enviados pela web e não precisarão ser copiados do formulário em papel. Isso dará mais agilidade.
Segundo David Meron, chefe da seção consular, também contribuirá a chegada de mais quatro vice-cônsules. Eles se juntarão aos outros 14 responsáveis pelas entrevistas.
Meron afirma que, tendo em vista todos os procedimentos que precisam ser realizados -triagem de documentos, registro de impressões e entrevista, entre outros-, duas horas de espera é um tempo "razoável". "Já foi pior", afirma.
O chefe da seção consular diz também que foi construída uma cobertura para reduzir problemas como a exposição ao sol. Foram instalados um novo sistema de senhas e placas de orientação. O número de funcionários também aumentou.
Uma dificuldade apontada por Meron diz respeito ao imóvel. Quando ele passou a sediar o consulado, em janeiro de 2004, a previsão era de 700 visitantes por dia. Hoje, chegam a 1.500. Por isso, poderá haver mudanças no espaço.
O consulado trabalha ainda para permitir futuramente que a taxa de Sedex -para o envio do passaporte à casa do viajante- e a taxa de solicitação de visto -hoje recolhida em agências do Citibank- possam ser pagas pela internet.


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