São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Catarina confirma 1º caso da doença

da Agência Folha, em Florianópolis

A FNS (Fundação Nacional da Saúde) confirmou nesta semana o primeiro caso de dengue transmitida em Santa Catarina.
Esse caso pode ser também o primeiro das Américas transmitido pelo Aedes albopictus e não pelo Aedes aegypti. As duas espécies transmitem a dengue, mas só havia registros de transmissão pelo albopictus na Ásia.
Segundo o chefe do setor técnico da FNS em Joinville, Jonathan Budal, o comerciante Gelésio Bressan, 41, foi contaminado em abril no município, onde foram registrados 1.200 focos do albopictus.
A FNS e Secretaria Estadual da Saúde dizem ainda não poder afirmar que esse primeiro caso foi mesmo do albopictus.
"Isso depende de novos exames", disse Budal. Antes do comerciante, foram confirmados cinco casos, mas de doentes infectados em viagens por outros Estados.
Os sintomas são os mesmos para ambos. Segundo a FNS, o albopic tus faz transmissão vertical e horizontal: põe larvas contaminadas e transmite de um doente para outro. O aegypti faz transmissão horizontal: infecta uma pessoa sadia após picar um doente.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Vigilância Epidemiológica do Estado, Ilsa Isabel da Gama Silva, evitou confirmar o caso no Estado, apontado por exames feitos em Curitiba. "Pedimos um novo exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.