São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucen confirma 3 ocorrências de dengue em Ribeirão Preto

ALESSANDRO BRAGUETO
free-lance para a Folha Ribeirão

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Ribeirão Preto confirmou ontem três ocorrências de dengue tipo 2 na região. Dois casos foram registrados em Ribeirão Preto (319 km de São Paulo) e um em Barretos (438 km de São Paulo).
A presença do vírus tipo 2 da dengue preocupa, pois com ele aumentam as chances de ocorrência de dengue hemorrágica, que pode ser fatal. É a primeira vez que o vírus tipo 2 aparece na região.
Quem já teve a doença causada pelo vírus tipo 1 e contrai o tipo 2 pode ter dengue hemorrágica.
"Quando dois tipos de infecção por dengue ocorrem de maneira sequencial, pode haver sangramentos internos e externos, chamados fenômenos hemorrágicos", disse a médica Dalva Marli Valério Wanderley, pesquisadora da Sucen de São Paulo.
Segundo a Sucen, em todo o Estado, outras oito cidades registraram casos de dengue tipo 2. Os dois casos de Ribeirão ocorreram em bairros diferentes. Os nomes não foram divulgados.
Segundo a médica sanitarista da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, Janise Braga Barros Ferreira, não existe relação entre os dois casos, apesar de um deles ser autóctone (adquirido na própria cidade).
Para a médica, o outro paciente provavelmente contraiu o vírus no Maranhão. "A distância entre os dois bairros é muito grande."
O diretor-regional da Sucen, Maurício Botti, disse que não pretende mudar o programa de combate ao mosquito transmissor da dengue em função dos novos casos.
Para Jane Jurado Garcia Marques, da Vigilância Epidemiológica, a ocorrência desse novo tipo de vírus deverá mudar a prevenção. "Será feito um trabalho sistemático de isolamento do vírus", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.