São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18ª SÃO PAULO FASHION WEEK

De acesso restrito, evento no parque Ibirapuera atrai legião de pessoas sem convite

"Barrados" da moda brigam por lugar ao sol

SÉRGIO DÁVILA
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles contrariam a máxima do humorista Groucho Marx (1890-1977) e só querem participar do clube que não os quer de sócios. São os excluídos, os barrados no baile, os despossuídos desta edição da São Paulo Fashion Week.
Sexta-feira última, por exemplo. Enquanto Ronaldo Fenômeno secava as curvas da nova namorada, Daniela Cicarelli, de biquíni no desfile da Cia. Marítima lá dentro, o skatista Jackson Serafim Henrique tentava filar convite cá fora.
Ao mesmo tempo que a modelo Pietra Ferrari deixava cair tudo e saía da passarela com o derrière à mostra no prédio da Bienal do parque Ibirapuera, a ex-modelo Thays Draczynski batalhava por uma credencial na entrada.
"Todo ano é assim, mal começa a semana e já tem gente fazendo fila pedindo convite", disse Vivian Mary, que trabalha no guichê de entrada -o evento é fechado ao público; só entram convidados pelas marcas ou patrocinadores e profissionais credenciados.
Desde quarta-feira e até o dia 22, 46 estilistas vêm mostrando e mostrarão suas novas coleções de verão para aproximadamente 120 mil pessoas -nenhuma delas será o estudante de moda Rodrigo Simões, que tentava em vão convencer uma produtora a socializar um de seus convites com ele.
"É um absurdo, deveria haver um acordo com as faculdades de moda para que alunos pudessem vir e aprender", gritava ele, vestindo uma calça jeans "customizada, um moletonzinho básico e uma mochila Adidas". "Essas peruas vêm aqui para roubar brilho, a gente viria para estudar."
Sim, estudantes de moda, produtores de moda, assistentes de moda, assistentes de fotógrafos de moda, ex e futuras modelos e aspirantes a fashionistas em geral dominam o espaço em frente à entrada e são campeões em pedidos, mas há outros interessados.
É o caso do pedreiro Josivaldo Vieira da Silva, que trabalha numa obra no parque. "Há duas semanas, a Gisele Bündchen veio filmar aqui, me viu de longe e gamou na minha camiseta baby look", disse. "Fizemos uma foto juntos. Desde então eu me interesso pelo mundo da moda."
Nos últimos dias, sempre que dá, Josivaldo escapa da obra e fica olhando o movimento no prédio da Bienal. Já conseguiu entrar no desfile da Zoomp e da Ellus com convites cedidos. "Preferi as menininhas da Zoomp a Xuxa na Ellus. Mais coroa, né?"


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Nas passarelas: Capixaba vira cinderela da SPFW
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.