São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TO oferece rios para rafting

ADRIANA FERREIRA
DO GUIA DA FOLHA

Privilegiada por nascentes, cachoeiras, corredeiras, praias de água doce e rios cristalinos, a chapada do Jalapão, no Tocantins, é um dos destinos preferidos para a prática de esportes como rafting, acquaride (deitado de bruços na bóia) e bóia-cross (sentado).
Para se aventurar, não é preciso nem mesmo saber nadar, basta ter os equipamentos de segurança. É possível fazer longos percursos e conhecer os principais pontos turísticos em expedições de até três dias pelo rio Novo, afluente do rio Sono, que termina no Tocantins. O passeio vai por corredeiras e lugares onde o acesso só pode ser feito pelo rio.
Também há percursos mais curtos. Um dos mais populares é o que dura três horas e desce 6 km nas águas transparentes do rio Novo. Há apenas uma pequena corredeira e, na maior parte do percurso, o rio segue tranqüilo. O caminho é cercado de árvores e praias de areia branca e fina, onde geralmente são feitas pausas.
O acesso para uma das cachoeiras mais famosas do Jalapão, a da Velha, pode ser feito por rafting ou trilha. Já ao Fervedouro, a nascente do rio Carrapato, só por carro. É divertido (e impossível!) mergulhar no poço de água transparente e cheio de peixes, pois a pressão do fundo empurra à tona até o mais determinado nadador.
Além de subir e descer rios e morros, quem escolher o Jalapão como destino deve se preparar para a viagem que leva até a chapada. Lá o visitante pode vislumbrar paisagens surpreendentes, como dunas de areia dourada e lagoas cercadas por buritis.


Texto Anterior: Paisagem de sal inspirou Dalí
Próximo Texto: Vista do cânion no RS já compensa a viagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.