São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gripe suína faz escola de SP antecipar férias

Uma das unidades do Pueri Domus, tradicional colégio privado da capital, teve dois alunos com contaminação confirmada

A festa junina, marcada para hoje, foi cancelada; as férias de meio de ano estavam programadas para começar no próximo dia 26


Almeida Rocha/Folha Imagem
Colégio Pueri Domus, em São Paulo, que antecipou as férias de julho para ontem para ontem, depois de registrar entre seus alunos dois casos confirmados de gripe suína

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A unidade 1 da escola Pueri Domus, em Santo Amaro (zona sul da capital), suspendeu as aulas e antecipou as férias de julho para ontem, depois de dois casos confirmados da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, em alunos do ensino fundamental.
O recesso escolar só começaria no dia 26. A festa junina, prevista para hoje, também foi cancelada. Ontem, metade dos alunos faltou às aulas.
Segundo a escola, os dois casos não estão relacionados. O primeiro foi o de um aluno de 12 anos do sétimo ano, contaminado pela mãe, que havia voltado de uma viagem à Argentina alguns dias antes.
Por orientação da Vigilância Sanitária, 22 colegas próximos desse aluno foram colocados de quarentena por oito dias, entre a semana passada e esta, mas até ontem nenhum deles havia apresentado sintomas da gripe.
O outro caso foi o de um aluno do sexto ano, de 11 anos. Ele havia passado o feriado de Corpus Christi com a família também na Argentina.
Os dois foram atendidos no hospital Emílio Ribas, mas não foram internados. A mãe de um deles disse ontem na escola que os sintomas foram os de uma gripe clássica, com febre alta e dores de cabeça.
Mãe do aluno de 11 anos que teve a doença confirmada ontem, Tatiana (ela não quis dar o nome completo) disse ter concordado com a antecipação das férias de meio de ano. "Ninguém vai querer que um filho seu seja um potencial canal de transmissão do vírus para os filhos das outras mães. Então, para tranquilizar todo mundo foi o melhor a se fazer."

Conta própria
O Pueri Domus diz ter tomado a decisão de suspender as aulas e antecipar as férias por conta própria. Em dois comunicados distribuídos nesta semana, o colégio diz "não ter recebido nenhuma ordem da Vigilância Sanitária para a suspensão das atividades".
"Os pais ficam inseguros. Com dois casos numa escola de 1.200 alunos, isso suscita um tipo de receio. As pessoas pensam nos riscos, as mães disseram que não querem colocar seus filhos em risco", disse a diretora do Pueri Domus, Fernanda Zocchio Semeoni.
A escola disse ter intensificado a limpeza e a desinfecção das salas de aula, dos banheiros e dos bebedouros desde a notificação do primeiro caso suspeito, no dia 10 deste mês.
Por precaução, a festa junina da escola, marcada para hoje, foi cancelada. "Preferimos cancelar a festa porque é uma reunião de um grupo muito grande de pessoas. Vamos fazer a festa em agosto", afirmou a diretora.
"A escola tem nos informado. Há riscos. Temos de tomar cuidados, como deixar as portas e janelas das salas de aula abertas", disse a professora Silvana Lemos, também mãe de uma aluna de 8 anos do terceiro ano do colégio Pueri Domus.
Segundo a escola, nenhum dos alunos com gripe suína sofreu discriminação. Um deles havia voltado às aulas anteontem. Quatro pessoas morreram vítimas da doença na Argentina. Até ontem, ao menos 918 casos haviam sido confirmados, contra 131 no Brasil.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que aguardará a notificação
Próximo Texto: Contágio: Secretário da saúde do Rio pode estar com a doença
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.