São Paulo, sábado, 20 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta número de notificações

da Reportagem Local

O relatório divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra que foram notificados, no período entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, 8.857 novos casos de Aids.
Esse número é muito superior ao número de casos novos de doentes registrados no trimestre anterior (4.283). A explicação para esse aumento, segundo o ministério, não é o aumento da epidemia no país, mas a melhora no sistema de recolhimento de notificações pelo Ministério da Saúde.
O coordenador do Programa Nacional de Aids do ministério, Pedro Chequer, dá duas causas principais. A primeira é a melhora no diagnóstico da doença. Hoje, segundo ele, os exames de contagem de CD4 (as células de defesa que, no caso de infecção de Aids, começam a cair) no sangue estão sendo feitos com mais regularidade e precisão.
Antes, o doente só entrava para as estatísticas quando chegava à rede pública com alguma infecção oportunista. Agora, uma pessoa que tem um exame positivo de HIV também faz exame de contagem de CD4. Se ela tiver menos de 350 CD4/mm3 de sangue, ela deixa de ser apenas uma portadora do vírus, é considerada doente e entra para a estatística do ministério.
Além disso, segundo Chequer, o ministério promoveu uma espécie de revisão dos óbitos e achou alguns novos casos de Aids.
O coordenador do programa estima que a subnotificação de casos novos de doentes caiu de 20%, no ano passado, do total para apenas 5% neste ano.
(LM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.