São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

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Metrô elevado percorrerá a avenida Inajar de Souza

Estrutura ficará no canteiro central da via na zona norte

ADRIANA FERRAZ
DO "AGORA"

A avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, foi escolhida para receber o maior trecho do metrô leve da zona norte. A linha 16-prata (Lapa-Cachoeirinha) terá dez estações e se estenderá por 8 km da via, segundo informou o Metrô. Os trens serão elevados a partir de estruturas montadas no canteiro central, a exemplo do Fura-Fila (atual Expresso Tiradentes), e transportarão cerca de 250 mil passageiros por dia.
O custo aproximado do trecho é de R$ 1 bilhão. O metrô leve será construído a partir de pilares sobre o córrego que corta a via e será canalizado. As pistas para carros e ônibus serão mantidas -todo o trajeto será feito por cima. Os trens funcionarão com energia elétrica e pneus, na mesma velocidade do metrô subterrâneo.
A avenida Inajar de Souza é uma das principais da região e já conta com um corredor de ônibus que passa ao lado do córrego. O novo investimento na via é justificado, segundo o Metrô, pela confiabilidade do sistema, que não sofre intervenções causadas por acidentes ou falhas nos veículos.

Composição
O metrô leve é formado por quatro composições, de 14 metros cada uma. O modelo convencional tem seis vagões de 22 metros. O trem subterrâneo atende cerca de 1.500 pessoas por viagem e o elevado, 900.
A expansão do metrô na zona norte é esperada há 11 anos. A última estação inaugurada na região foi a do Tucuruvi, da linha 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), em 1998. Em 2010, os projetos para a implementação das linhas 16-prata e 6-laranja (São Joaquim-Brasilândia, por metrô convencional, no subsolo) serão licitados. Mas a entrega só deve acontecer em 2014.
De acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do governo do Estado, 20% de ambas as linhas serão concluídas no próximo ano. O percentual diz respeito à obtenção das licenças ambientais e da contratação dos projetos executivos.
Serão 24 novas estações, em 22,3 km. Quando prontas, as linhas terão um formato de "Y", com ponto de encontro na futura estação Santa Marina, próximo à Freguesia do Ó.
A divisão foi anunciada no mês passado, com as novas rotas do plano de expansão do governo estadual. A previsão anterior era a construção de uma mesma linha, convencional, até a Brasilândia. A mudança, de acordo com o assistente de planejamento e expansão do Metrô, Epaminondas Duarte Júnior, facilitará o atendimento.
"Aumentamos o número de estações. Antes, a linha chegava somente até a estação CC [Centro Cultural] Ruth Cardoso. Agora, vai até Cachoeirinha. Quem mora ali não precisará mais pegar ônibus", diz.


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