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Metrô elevado percorrerá a avenida Inajar de Souza
Estrutura ficará no canteiro central da via na zona norte
ADRIANA FERRAZ
DO "AGORA"
A avenida Inajar de Souza, na
Freguesia do Ó, foi escolhida
para receber o maior trecho do
metrô leve da zona norte. A linha 16-prata (Lapa-Cachoeirinha) terá dez estações e se estenderá por 8 km da via, segundo informou o Metrô. Os trens
serão elevados a partir de estruturas montadas no canteiro
central, a exemplo do Fura-Fila
(atual Expresso Tiradentes), e
transportarão cerca de 250 mil
passageiros por dia.
O custo aproximado do trecho é de R$ 1 bilhão. O metrô leve será construído a partir de
pilares sobre o córrego que corta a via e será canalizado. As
pistas para carros e ônibus serão mantidas -todo o trajeto
será feito por cima. Os trens
funcionarão com energia elétrica e pneus, na mesma velocidade do metrô subterrâneo.
A avenida Inajar de Souza é
uma das principais da região e
já conta com um corredor de
ônibus que passa ao lado do
córrego. O novo investimento
na via é justificado, segundo o
Metrô, pela confiabilidade do
sistema, que não sofre intervenções causadas por acidentes
ou falhas nos veículos.
Composição
O metrô leve é formado por
quatro composições, de 14 metros cada uma. O modelo convencional tem seis vagões de 22
metros. O trem subterrâneo
atende cerca de 1.500 pessoas
por viagem e o elevado, 900.
A expansão do metrô na zona
norte é esperada há 11 anos. A
última estação inaugurada na
região foi a do Tucuruvi, da linha 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), em 1998. Em 2010, os projetos para a implementação das
linhas 16-prata e 6-laranja (São
Joaquim-Brasilândia, por metrô convencional, no subsolo)
serão licitados. Mas a entrega
só deve acontecer em 2014.
De acordo com a LDO (Lei de
Diretrizes Orçamentárias) do
governo do Estado, 20% de ambas as linhas serão concluídas
no próximo ano. O percentual
diz respeito à obtenção das licenças ambientais e da contratação dos projetos executivos.
Serão 24 novas estações, em
22,3 km. Quando prontas, as linhas terão um formato de "Y",
com ponto de encontro na futura estação Santa Marina, próximo à Freguesia do Ó.
A divisão foi anunciada no
mês passado, com as novas rotas do plano de expansão do governo estadual. A previsão anterior era a construção de uma
mesma linha, convencional, até
a Brasilândia. A mudança, de
acordo com o assistente de planejamento e expansão do Metrô, Epaminondas Duarte Júnior, facilitará o atendimento.
"Aumentamos o número de
estações. Antes, a linha chegava
somente até a estação CC [Centro Cultural] Ruth Cardoso.
Agora, vai até Cachoeirinha.
Quem mora ali não precisará
mais pegar ônibus", diz.
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