São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com umidade em 21%, SP beira estado de alerta

Pico foi registrado às 16h; cidade vive estado de atenção desde início da semana

Segundo a OMS, estado de atenção é quando índice de umidade está entre 20% e 30%; já no estado de alerta, taxa vai de 12% até 20%


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em estado de atenção desde o início da semana, São Paulo chegou ontem à tarde perto do limite do estado de alerta, em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda às pessoas suspender atividades ao ar livre. Às 16h, a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana (zona norte), apontou 21% de umidade relativa do ar.
Hoje, a previsão é de manutenção destes índices e, na quinta-feira, a porcentagem pode cair ainda mais. O Inmet prevê chuva em pontos isolados da capital para sexta-feira.
O índice de umidade chegou a 19% no mês passado e a 15% em agosto de 2007. A OMS considera nocivos índices de umidade abaixo de 30% e faz a divisão em três níveis.
Entre 20% e 30%, o estado é de atenção. Pessoas mais sensíveis devem tomar cuidados, como ter panos úmidos por perto e evitar multidões. De 12% a 20% de umidade, o estado muda para alerta e as recomendações incluem a suspensão de exercícios físicos e trabalhos pesados ao ar livre.
Abaixo de 12%, deve-se suspender atividades infantis, inclusive as aulas.
O meteorologista do Inmet, Franco Vilella, diz que as recomendações não costumam ser seguidas no país. Segundo ele, cada cidade deveria ter um plano de emergência pronto para quando os índices chegassem a certos limites. "Seria o ideal, mas ninguém tem [plano]."

Texto Anterior: Bahia: Estudante diz que foi vítima de violência sexual na UFBA
Próximo Texto: Após guerra de liminares, subprefeitura tira portão de travessa no Itaim Bibi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.