São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Conselho Federal de Medicina faz defesa de ato médico

JULIO ABRAMCZYK

Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina estarão reunidos em Brasília, a partir de quarta-feira, no 2º Encontro Nacional deste ano, organizado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Um dos painéis que debaterá problemas comuns à classe médica abordará o tema "Defesa do ato médico", tendo como expositor o médico Cláudio Duarte, secretário de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde.
O CFM, em um dos números de sua revista -"Medicina -Conselho Federal"-, reitera não compactuar com avanços ilegais na atuação de outros profissionais da área da saúde. Há poucos meses, com a resolução 1.641/2002, reafirmou sua posição em defesa dos atos privativos do médico: casos de lesões ou danos à saúde de pacientes provocados por não-médicos devem ser comunicados à autoridade policial pelos médicos.
Ainda na revista do CFM, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Emmanuel Fortes S. Cavalcanti, relata as graves repercussões nos doentes da atuação de profissionais não-médicos que diagnosticam e prescrevem tratamentos.
O presidente do CRM alagoano participa da comissão do Ministério da Saúde que discute a interface das profissões na área da saúde e postula que o governo defina com clareza o papel de cada integrante das equipes do Programa Saúde da Família.
Para ele, "há muita diferença entre uma equipe multidisciplinar e uma multiprofissional, e o médico não pode abrir mão de uma função que é indeclinavelmente sua: comandar o trabalho dessas equipes".


Texto Anterior: Tratamento causa polêmica entre médicos
Próximo Texto: Câncer de boca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.