São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Cidade registrou 124 km de congestionamento às 9h; marca histórica no período da manhã é 163 km em 1996

SP tem lentidão recorde na era pós-rodízio

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo registrou ontem 124 km de congestionamento, às 9h, recorde de lentidão pela manhã desde que o rodízio de veículos foi adotado na cidade, em outubro de 1997, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A média do horário é de 71 km. Até então, a maior lentidão no período da manhã (118 km) era de um dia sem chuva e com acidente, 30 de agosto deste ano, às 8h30.
A CET culpou pelo recorde de ontem a chuva e um acidente, ocorrido às 8h, entre uma moto e um veículo na marginal Tietê, perto da ponte do Tatuapé, o que causou 4,5 km de morosidade no sentido rodovia Castello Branco.
Na última sexta, quando alunos de direito da USP fizeram a "peruada" -festa nas principais ruas do centro-, o pico de congestionamento foi de 183 km, às 19h.
Além do bloqueio de vias para a passagem do trio elétrico e dos estudantes, chovia insistentemente.
O recorde de lentidão no pico da tarde deste ano (193 km) é de junho, por causa de chuva forte e da queda na rede de trolebus.
Apesar de o tráfego de ontem ter sido o pico no ano, o recorde histórico de lentidão no período da manhã ocorreu em novembro de 1996, com 163 km. Em junho do mesmo ano, à tarde, a CET anotou 242 km, por causa de chuva e início das férias escolares. Esses são os recordes pré-rodízio municipal, adotado na capital no dia 13 de outubro de 1997.

Chuva
De acordo com a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet (Instituto de Meteorologia), choveu 11 mm entre às 21h de segunda-feira e às 9h de ontem, índice considerado normal. A média de chuvas para o mês de outubro, segundo o Inmet, é de 123 mm. Até ontem havia chovido 78 mm.
"Estamos dentro da média do mês e devemos alcançar a quantidade de chuva prevista", disse a meteorologista.
Ainda segundo o Inmet, a frente fria deve começar a sair de São Paulo hoje, mas o tempo continuará instável, com possibilidade de chuviscos no início da madrugada e final da tarde.
Oliveira acrescentou que outra frente fria passará pelo interior do Estado no sábado, o que poderá provocar pancadas de chuva em todo o Estado.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Concentração de eventos deve complicar trânsito na cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.