São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concentração de eventos deve complicar trânsito na cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Shows, Grande Prêmio de Fórmula 1, exposição de automóveis, futebol e mostra internacional de cinema. Opções de lazer não faltam para os paulistanos ao longo desta semana. O difícil, porém, poderá ser chegar até elas.
A soma dos eventos de grande porte à previsão de chuva e ao aquecimento do mercado atacadista para as compras de fim de ano pode piorar o trânsito na cidade ao longo dos próximos dias, segundo Eduardo Macabelli, superintendente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
"São fatores que colaboram para que índices dos últimos dois dias se repitam", diz, referindo-se ao congestionamento recorde de ontem. Segundo ele, a expectativa é que 1 milhão de pessoas visitem a cidade ao longo do mês.
Ironicamente, duas das principais atrações da cidade são eventos automobilísticos. Amanhã, começa o Salão do Automóvel, no pavilhão do Anhembi (zona norte). Na sexta, é a vez do Grande Prêmio de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos (zona sul).
Para minimizar os problemas no trânsito, a CET e a SPTrans -empresa municipal que gerencia o transporte público- montaram sistemas especiais de trânsito para os dois eventos. Haverá até linhas especiais de ônibus que ligarão o autódromo a quatro miniterminais (Congonhas, Jabaquara, República, e SP Market).
A Polícia Militar também realizará uma operação voltada para as corridas em Interlagos. Cerca de 2.600 policiais serão colocados na região do autódromo.

Shows
Segundo Macabelli, outros dois eventos que também receberão um esquema especial de trânsito são os shows do Offspring, no Credicard Hall, e do Chemical Brothers, no estádio do Pacaembu. Até ontem, porém, a CET divulgou apenas o esquema do Chemical Brothers. Os dois shows serão realizados hoje.
Ontem, a presidente da Associação Viva Pacaembu por São Paulo, Iênidis Benfatti, já antecipava o impacto que o primeiro evento teria no entorno. "Sempre que tem show no estádio, a vizinhança toda fica acordada, não pode repousar. E quando vêm ônibus fretados, o bairro vira uma grande garagem", disse. Para seu desconforto, no sábado, o estádio será palco para mais um show. Desta vez, de Roberto Carlos.
Já o estádio do Morumbi (região sul) será destinado a sua função original: futebol. No domingo, o local abrigará o jogo entre Santos e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O estádio tem capacidade para 80 mil pessoas.

Estrutura
Para Roberto Gheler, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, o número expressivo de eventos de grande porte ao longo da semana não congestiona a cidade. "Temos estrutura para receber o dobro, tanto em hotéis como restaurantes e comércio."
Quanto ao trânsito, Gheler afirma que, embora possa haver lentidão no decorrer da semana, muitos eventos ocorrem no sábado e no domingo, quando as ruas estão mais vazias, o que pode compensar o deslocamento extra dos visitantes. (AMARÍLIS LAGE)


Texto Anterior: Trânsito: SP tem lentidão recorde na era pós-rodízio
Próximo Texto: Administração: Procuradoria pede investigação de contratos do lixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.