São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradora improvisa contra cheia

DA REPORTAGEM LOCAL

Ana Maria Pereira dos Santos se equilibra com o marido, dois filhos e um cachorro sobre uma casa de dois cômodos, construída em uma área de risco, que há três anos ameaça desabar.
Ela mora em uma favela em Campo Limpo, zona sul da cidade, bem ao lado de um fétido córrego que todo ano inunda dezenas de barracos na região.
Neste ano, Ana Maria achou que estaria livre do sufoco, já que a prefeitura planejou obras para conter as enchentes. Duas pontes de 20 metros de comprimento foram construídas, mas a família de Ana Maria não sentiu os possíveis efeitos positivos da obra.
Bastou uma chuva de fraca intensidade durante um dia, na semana passada, para o córrego subir e novamente inundar sua casa. Ela ainda improvisou uma passarela para ligar os dois cômodos: uma velha porta de madeira foi utilizada como "ponte" pela família de Ana Maria.
Outra promessa não cumprida pela atual gestão é a reurbanização da favela Vila Nova Jaguaré (zona oeste da cidade).
A obra não apenas consta do documento oficial da prefeitura como há cartazes e até uma maquete do projeto no local, para encanto dos moradores.

Bairro legal
"Quando estiver tudo pronto, isso aqui vai virar um bairro lindo. E as pessoas vão parar de falar que moro numa favela. Vai acabar o preconceito", comemora o padeiro Aldemir Cardoso, um dos 12.240 moradores da Vila Nova Jaguaré.
O programa Bairro Legal continua até agora somente como uma promessa de governo.
A Secretaria Municipal da Habitação diz já ter obtido os recursos necessários, através do Ministério das Cidades, para iniciar as obras. A pasta espera, no entanto, o fim do período eleitoral para assinar os contratos e começar o serviço. (FS)


Texto Anterior: Outro lado: Obras são apenas parte das ações, diz secretaria
Próximo Texto: Panorâmica - Meio ambiente: Juiz manda prender gerente do Ibama no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.