São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Obras são apenas parte das ações, diz secretaria

DA REPORTAGEM LOCAL

O chefe-de-gabinete da Secretaria Municipal das Subprefeituras, Roberto Garibe Filho, diz que as obras previstas para 2004 são parte das ações adotadas pela atual gestão para evitar acidentes em áreas de risco.
"Temos em andamento outras ações preventivas, como a retirada dos moradores e o monitoramente constante das áreas mais visadas, feito por nossa equipe de geólogos", afirma.
Sobre a verba empregada em 2004, Garibe diz que a intenção da prefeitura é fechar o ano com gastos de R$ 15 milhões -75% do previsto. Mas não descartou a hipótese de haver bloqueio de verbas ou de parte do valor já empenhado ser cancelado.
O chefe-de-gabinete admite que muitas obras podem não ficar prontas a tempo, já que intervenções são mais demoradas a partir de outubro devido às chuvas.
Garibe confirma que algumas das áreas que receberiam obras foram "trocadas" por outras, mais urgentes. "O resultado de nossas ações pode ser mensurado pelo número reduzido de acidentes durante os quatro anos da gestão. Tivemos só uma morte em um deslizamento de terra em toda a cidade."
No documento com as intervenções previstas para 2004, a prefeitura lista ainda as obras feitas em áreas de risco nos três primeiros anos da atual administração.
Em 2002, as subprefeituras fizeram 32 ações. Em dezembro de 2003, o documento lista 53 intervenções.
As obras, diz a prefeitura, buscam recuperar a estabilidade dos taludes afetados. Isso evitaria deslizamentos.
Segundo a própria prefeitura, são necessários R$ 290 milhões para intervenções em todos os setores de risco.


Texto Anterior: Chuvas e trovoadas: Meta para área de risco é descumprida em SP
Próximo Texto: Moradora improvisa contra cheia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.