São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Localização e "bocas" tornam Macacos cobiçado

DA SUCURSAL DO RIO

O morro dos Macacos é o principal reduto da facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos) na zona norte carioca.
Sua localização geográfica, num bairro próximo ao centro e com população de classe média, como Vila Isabel, o faz ser cobiçado pelas siglas inimigas, sobretudo o Comando Vermelho, que domina a maioria das favelas dos vizinhos bairros da Tijuca e da área da Leopoldina.
Controlado pelo CV, o morro de São João, no Engenho Novo, é um exemplo de favela interessada em controlar a venda de drogas no Macacos. Para o CV, assumir o morro atenuaria os prejuízos pela perda de alguns redutos, para a ADA ou para a polícia. Nos últimos tempos, a facção deixou de controlar a Cidade de Deus (zona oeste), o Dona Marta, o Chapéu Mangueira e a Rocinha (zona sul).
Informada da proximidade de um ataque inimigo, a quadrilha do morro dos Macacos pediu apoio aos traficantes das principais favelas da ADA na região metropolitana, que são a Rocinha (São Conrado, zona sul) e o morro de São Carlos (Estácio, próximo do centro).
Segundo a PM, desde a semana passada traficantes das duas favelas amigas estão no Macacos para ajudar na defesa.
O tráfico no Macacos é controlado por Leandro Nunes Botelho, o Scooby. Na favela do Engenho Novo, o tráfico é dominado de dentro da cadeia por Fábio Pinto dos Santos, o Fabinho do São João. (ST)


Texto Anterior: Policiais são acusados de furtar pistola
Próximo Texto: Tiros substituem música na rua de Clementina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.