São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violência não foi escondida do COI, diz prefeito

DA SUCURSAL DO RIO

Em visita a Londres para promover o Rio após se tornar sede da Olimpíada de 2016, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que os problemas na área de segurança pública da cidade "não foram escondidos do COI [Comitê Olímpico Internacional]".
No mesmo dia, o governo federal decidiu antecipar o repasse de R$ 100 milhões do Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania) para o Estado.
Paes está em seu primeiro "tour internacional" após a vitória em Copenhague e pretende atrair investimentos para a cidade. O prefeito teve de responder sobre os problemas de segurança.
"Esses episódios nos preocupam não pelas Olimpíadas, mas pela nossa cidade, pelo temor pelo qual a população passa. Nós temos condições de realizar os jogos com segurança como fizemos no Pan, como fizemos na Rio-92 e como fazemos todo ano no Réveillon e no Carnaval", afirmou Paes.
De acordo com ele, o COI "percebeu que há uma política séria e que está transformando a segurança no Rio".
"Os desafios na segurança estão sendo enfrentados e nunca foram escondidos. Essa é uma luta dura e nós vamos vencer", afirmou Paes.
O prefeito recebeu apoio de Craig Reedie, membro do COI: "O Rio é uma grande cidade. Eu lamento profundamente o que aconteceu no Rio recentemente. Mas eu tenho que dizer que isso é insignificante comparado ao que aconteceu em Londres em 2005".
Na ocasião, um dia após a capital inglesa se tornar sede da Olimpíada de 2012, quatro homens-bomba atacaram o metrô e pontos de ônibus da cidade, matando 52 pessoas.


Texto Anterior: "Limpar sujeira" do narcotráfico levará tempo, afirma Lula
Próximo Texto: Engenharia puxa procura no vestibular da Unicamp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.