São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DÚVIDAS SOBRE A PANE NO METRÔ

1 O que diz o laudo do IC?
Não aponta nenhum defeito no sistema de abertura e fechamento das portas no dia 21 de setembro, quando a linha 3-vermelha do Metrô ficou mais de duas horas paralisada depois que um trem ficou parado entre as estações Pedro 2º e Sé.

2 Então por que motivo o trem parou?
De acordo com o laudo do IC (Instituto de Criminalística), o trem 309 só parou porque havia outro em sua frente. O Metrô opera no limite, com excesso de tráfego, obrigando o trem a aguardar a sua vez de seguir até a plataforma.

3 O que provocou o sinal de porta aberta?
O laudo do IC não diz nada a esse respeito. Mas depoimentos colhidos pela polícia indicam que pode ter sido em razão da blusa presa em uma das portas e/ou do local onde o trem parou, um trecho inclinado que é conhecido como X-21. No local, os passageiros em um vagão superlotado podem ter forçado a abertura da porta.

4 Como se explicam os problemas de comunicação relatados pelos operadores?
O laudo não responde, pois não foi perguntado. Foram colocadas três questões para o IC: tem vestígio de blusa?; houve defeito na porta?; por que o trem parou?. A posição do Metrô é que "eventuais interferências na comunicação" com as equipes do Centro de Controle Operacional "não foram determinantes".


Texto Anterior: Saiba mais: Outras falhas não são alvo do laudo do IC
Próximo Texto: Av. Paulista terá nova iluminação em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.