São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

POR AÍ

Espadas de bronze são furtadas de escultura

Cavaleiros de uniformes militares impecáveis montando belos cavalos e empunhando suas espadas às margens do riacho Ipiranga, na zona sul de São Paulo.
Essa é a história contada pelo Monumento do Ipiranga, escultura de mármore e bronze instalada no local onde d. Pedro 1º proclamou a independência do Brasil.
Embora existam dúvidas sobre a qualidade do uniforme e sobre a montaria -as pesquisas mais recentes apontam que eram mulas, não cavalos-, o certo é que espadas havia.
Mas na escultura, em frente ao Museu do Ipiranga, os cavaleiros sobre seus cavalos, braços erguidos, empunham nada. As espadas, de bronze, foram furtadas "em época impossível de precisar" e ainda não foram recolocadas pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelos monumentos paulistanos, as espadas foram levadas aos poucos.
A última reposição, segundo a pasta, foi em 2008. De lá para cá, as espadas foram sumindo até que se chegou à situação atual: nenhuma espada mais está lá.
Em nota, a Secretaria da Cultura informou que o Departamento do Patrimônio Histórico contratou um diagnóstico a respeito das ligas de bronze usadas na fabricação do monumento, que será restaurado a partir de 2011. Até lá, nada de espadas.
O Monumento da Independência, de autoria do italiano Ettore Ximenes, foi inaugurado ainda incompleto em 1922, no centenário da Independência. A obra é tombada pelos patrimônios históricos do município, do Estado e da União.
Em sua cripta estão os restos mortais de d. Pedro 1º, da imperatriz Leopoldina e de Amélia Augusta Eugênia Napoleão de Beauharnais, primeira e segunda mulheres do imperador. (ES)

SÓ DESCOBRI AGORA

Viveiro de mudas no parque Ibirapuera

Para a personal trainer Tathiana Sneiders, 32, o arborizado parque Ibirapuera é ótimo para a prática de atividade física ao ar livre.
O que ela não sabia é que de lá vieram muitas mudas que hoje espalham frescor por vias e praças da cidade.
O viveiro Manequinho Lopes, anexo ao parque, tem quase 50 mil mudas só de árvores. "Nunca imaginei que tinha um lugar assim aqui", disse Tathiana.
Quem quer uma muda para a calçada -a doação é só para árvores - pode ir também a outros 18 parques.
O Manequinho Lopes também faz visita monitorada. É preciso agendar: 3887-6761.

NÃO É POR AÍ

No largo do Paiçandu, igreja sofre depredação

Hoje, Dia da Consciência Negra, e às vésperas de completar 300 anos, a igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem pouco motivo para comemorar.
É que o templo, no largo do Paiçandu, no centro, sofre onda de depredações.
Segundo Jean Paulo, presidente da igreja, a falta de iluminação e policiamento levou a que corrimões e grades da igreja fossem roubadas duas vezes só neste ano. As laterais foram pichadas e são usadas como banheiro por usuários de drogas.
O sétimo batalhão da PM, que atua na região, afirma que faz regularmente o policiamento do local.

BICHOS

Web vira canal para busca de pets perdidos

O drama de perder um bicho é antigo, mas a forma de procurá-lo é nova: por meio de sites da internet.
Nina Villegas mantém, há dois anos, o fotoblog (perdimeucachorro.nafoto.net). Diz que passou a preferir não ligar para saber da procura.
"Eu ligava para ter notícias e diziam que o cão foi atropelado, por exemplo", conta.
Do município, o www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem abre espaço para anunciar bichos sumidos e também para buscar os donos daqueles achados pelas ruas.
A cineasta Suzy Milstein procura seu vira-lata Gandhi, que sumiu no último dia 3 na alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins. Ela anunciou em ambos os sites.
"O telefone não para de tocar. São pistas falsas, são palavras de apoio. Só espero o esforço seja recompensado com a volta dele", relata.

Por Vanessa Correa (interina), com Evandro Spinelli e Adriano Brito


Texto Anterior: Shopping usa arma elétrica para reforçar a segurança
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.