UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista critica retirada de obra

DO "AGORA"

O artista plástico Ruy Bento Vidal, 50, afirma que vai entrar na Justiça contra a Prefeitura de São Paulo porque uma obra sua, chamada "Jesus, Maria e José", instalada na praça do Obelisco, em frente ao parque Ibirapuera (zona sul), foi removida ontem, depois de ficar apenas cinco dias no local.
Para erguer a escultura, numa área de 12 m2, Vidal obteve, em novembro, autorização da Subprefeitura da Vila Mariana e da Secretaria das Subprefeituras, que, juntas, abriram uma espécie de concurso para analisar e autorizar a exposição de obras relacionadas às festas de fim de ano.
Com o apoio de duas empresas privadas, o artista plástico arrecadou R$ 60 mil para construir "Jesus, Maria e José".
Na quarta-feira, Vidal recebeu, da própria Subprefeitura da Vila Mariana, que tinha dado a autorização para a obra, uma intimação para que a obra fosse removida. A alegação foi que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não tinha dado autorização.

Outro lado
O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Adriano Diogo, disse que a obra é irregular porque não tem autorização de sua pasta. "E eu não vou conceder autorização nenhuma." A Secretaria das Subprefeituras e a Subprefeitura da Vila Mariana informaram que o artista deveria ter conseguido a autorização para a obra, mesmo sendo um projeto aprovado previamente por elas.


Texto Anterior: Administração: Planos regionais terão de voltar à discussão
Próximo Texto: Acesso ao litoral sul pode ter "mão única"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.